O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega nesta segunda-feira (10) aos cem dias.
Este diário, portanto, está prestes a chegar a se encerrar.
Antes, porém, recuperamos o 98º e o 99º dias do governo Lula 3, que caíram respectivamente no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa.
Lula embarcou no sábado com destino ao Maranhão. O Estado nordestino foi atingido recentemente por fortes chuvas e enchentes.
Mais de 60 municípios maranhenses encontram-se em situação de emergência na bacia do Rio Mearim, que se estende por quase mil quilômetros e corta o Estado do sul até o norte.
Lula publicou uma mensagem de Páscoa e ofereceu o apoio do governo federal ao Estado e aos municípios atingidos.
Lula publica artigo
De olho na marca dos cem dias, Lula também publicou no fim de semana um artigo no jornal Correio Braziliense.
Sabemos que se trata mais de uma marca simbólica. Afinal, passados apenas cem dias, críticas ou elogios exagerados ocupam mais o campo da torcida do que da análise.
Entre atritos com o Banco Central, o mercado e com adversários, Lula ainda articula para garantir uma base política que lhe permita aprovar um novo arcabouço fiscal e reformas no Congresso.
De qualquer modo, já é possível entender a marca que Lula pretende imprimir a seu governo.
- Quer acompanhar todas as decisões e acontecimentos dos primeiros 100 dias do governo Lula e comparar com o início da gestão de Jair Bolsonaro? Acompanhe AQUI a cobertura do Seu Dinheiro.
Hoje, o presidente reunirá seus ministros em uma reunião fechada para discutir o que foi feito ou deixou de ser feito até aqui e o que pretende fazer de agora em diante.
Amanhã ele embarcará para a China, numa viagem adiada por causa de uma pneumonia no fim de março.
E o Seu Dinheiro, claro, vai continuar acompanhando os fatos envolvendo o governo.