Site icon Seu Dinheiro

Brasil no cenário global: Lula fala em reencontro consigo mesmo em reunião de países latino-americanos

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante sessão de Abertura da VII Cúpula da CELAC

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante sessão de Abertura da VII Cúpula da Celac

Uma das coisas que Luiz Inácio Lula da Silva mais falou durante a campanha eleitoral é que o Brasil iria voltar ao cenário internacional como protagonista — e parece que ele está realmente empenhado nessa tarefa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (24), o presidente discursou na VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires. O encontro marca o retorno do Brasil ao fórum de 33 países — o que, para Lula, traz uma sensação de "reencontro consigo mesmo".

Ao mesmo tempo em que reiterou sua disposição em aprofundar a integração com países da América Latina, o petista saiu em defesa de um diálogo extrarregional com China, União Europeia e União Africana

"O espírito de solidariedade, diálogo e cooperação em uma região do tamanho e da importância da América Latina e do Caribe não poderia ser mais atual e necessário", disse Lula. 

O presidente fez questão de lembrar, no entanto, que o aprofundamento da integração regional não impede diálogos com outros blocos econômicos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Julgamos essenciais o desenvolvimento e o aprofundamento dos diálogos com sócios extra regionais, como a União Europeia, a China, a Índia, a Asian e, muito especialmente, a União Africana", afirmou.

A declaração acontece no momento em que tenta barrar um acordo comercial unilateral entre Uruguai e China.

"Estaremos associados aos nossos vizinhos bilateralmente, no Mercosul Unasul e Celac", seguiu.

Este texto faz parte do "Diário dos 100 Dias", uma série do Seu Dinheiro sobre as medidas e ações no início do governo Lula. Se você quiser relembrar como foi o começo da gestão de Jair Bolsonaro, baixe o nosso ebook gratuito.

Exit mobile version