O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, fez uma visita surpresa a Kiev nesta segunda-feira (20) após dois dias de ataques pesados da Rússia à capital da Ucrânia com o uso de drones.
Essa é a primeira visita de Austin a Kiev desde abril de 2022. Ele estava acompanhado pelo principal general dos EUA na Europa e foi fotografado sorrindo e apertando a mão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski.
"A mensagem que lhe trago hoje, senhor presidente, é que os EUA estão com você. Permaneceremos com você por muito tempo", disse Austin a Zelenski após uma viagem de trem da Polônia para a Ucrânia.
O presidente ucraniano, por sua vez, disse a Austin que a visita foi “um sinal muito importante” para a Ucrânia. “Contamos com o seu apoio”, disse Zelenski a Austin.
- VEJA TAMBÉM: conflito no Oriente Médio pode fazer essa petroleira disparar até 70% na Bolsa (não é Petrobras); saiba como investir
Mas qual é o motivo da visita?
A visita surpresa de Austin não serviu apenas para demonstrar o apoio dos EUA à Ucrânia.
O secretário norte-americano anunciou US$ 100 milhões em ajuda militar, prometendo auxílio de longo prazo em meio a preocupações crescentes sobre a sustentabilidade da assistência dos EUA.
Austin anunciou o pacote de ajuda após um dia de reuniões com autoridades ucranianas, com a última parcela incluindo armas antitanque, interceptores de defesa aérea e um sistema adicional de foguetes de artilharia de alta mobilidade (HIMARS).
Os EUA já forneceram mais de US$ 44 bilhões em assistência de segurança à Ucrânia desde que a Rússia lançou a sua invasão em fevereiro de 2022.
Melhor que Petrobras (PETR4): ação pode subir até 70% com alta do petróleo na guerra Israel-Hamas
Os ataques da Rússia
Antes da chegada de Austin, a capital ucraniana sofreu a segunda noite consecutiva de ataques de drones no domingo (19), enquanto suas forças afirmavam ter ganhado terreno na batalha em curso com as tropas russas nas margens do rio Dnieper.
Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, disse no Telegram rajadas foram disparadas por drones Shahed sobre a capital.
“Os UAVs inimigos foram lançados por muitos grupos e atacaram Kiev em ondas, de diferentes direções, enquanto mudavam constantemente os vetores de movimento ao longo da rota”, afirmou Popko.
Sirenes de ataque aéreo soaram várias vezes em Kiev, e nenhuma vítima ou dano crítico foi registrado na cidade, de acordo com as informações disponíveis.
*Com informações da Reuters e da CNBC