Site icon Seu Dinheiro

Na corrida contra a China, EUA se alia à Arábia Saudita na busca de metais para produzir veículos elétricos

Veículo elétrico é abastecido

Veículo elétrico é abastecido.

Os Estados Unidos negociam com a Arábia Saudita a aquisição de metais necessários para a transição energética de ambos os países, o que inclui a fabricação de veículos elétricos, disseram fontes a par do assunto à agência de notícias Dow Jones Newswires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os sauditas pretendem investir US$ 15 bilhões para adquirir participações em mineradoras africanas que explorem metais como cobalto e lítio em países como República Democrática do Congo, Guiné e Namíbia. Os americanos teriam, então, direito de comprar parte da produção dessas empresas.

Os detalhes do acordo ainda estão em discussão, mas se sair do papel, a parceria daria impulso aos EUA na disputa contra a China na produção de veículos elétricos.

Metais como cobalto e lítio são muito utilizados para a fabricação das baterias recarregáveis desses veículos e também daquelas usadas em computadores portáteis e smartphones.

A Casa Branca procura o apoio financeiro de outros fundos soberanos da região, mas as negociações com os sauditas foram as que mais progrediram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

China domina cadeia de fornecimento de veículos elétricos

Atualmente os chineses dominam a cadeia de fornecimento de veículos elétricos, refinando três quartos do fornecimento mundial de cobalto e produzindo cerca de 70% das baterias de lítio do mundo, o que levanta preocupações de países ocidentais quanto à sua dependência de Pequim.

Tal posição da China foi atingida justamente pela compra da produção em países africanos, como o Congo. A principal vantagem do Gigante Asiático tem sido a disposição das suas empresas em superar as ofertas de outras a empresas, e a Arábia Saudita está disposta a fazer o mesmo.

*Com informações do Broadcast e da Dow Jones Newswires.

Exit mobile version