Site icon Seu Dinheiro

Governo americano pode assegurar depósitos sem garantia no SVB, mas descarta resgate ao banco

Reserva de Emergência - Boia Salva Vidas - Dinheiro

Autoridades federais dos Estados Unidos não descartam a possibilidade de garantir todos os depósitos de clientes feitos no Silicon Valley Bank (SVB), incluindo aqueles que superarem o limite de US$ 250 mil, assegurado pela Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), equivalente americano do nosso Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo fontes ouvidas pelo jornal The Washington Post, o governo americano avalia uma intervenção extraordinária para evitar um possível pânico no sistema financeiro.

Cerca de 90% dos depósitos feitos no banco, segundo dados do fim de 2022, superavam o limite de cobertura da FDIC. O SVB quebrou na última sexta-feira (10) após uma corrida bancária, mas nem todos os clientes - majoritariamente startups de tecnologia - conseguiram resgatar seus recursos.

Regulador tenta vender SVB, mas já discute soluções alternativas

O deputado democrata americano Ro Khanna confirmou neste domingo (12) que a FDIC está buscando no setor privado um comprador para o SVB, que quebrou na última sexta-feira (10). Reportagem da Bloomberg já havia revelado que a FDIC está conduzindo leilões para os ativos do banco e que os últimos lances são esperados para hoje.

No entanto, caso não seja encontrado um comprador, os reguladores financeiros dos EUA já discutem dois possíveis programas diferentes, disse uma fonte à CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um deles consistiria na criação de um suporte para depósitos não segurados em instituições semelhantes ao SVB, usando uma autoridade da Lei Federal de Seguro de Depósito.

O outro seria a criação de um "programa bancário geral" do Federal Reserve, o banco central americano, que apoiaria outras instituições financeiras com exposição ao SVB.

Governo descarta resgate ao SVB

Embora considere cobrir os depósitos dos clientes do SVB não segurados pela FDIC, o governo americano descarta salvar a instituição financeira.

Em entrevista à CBS neste domingo, a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, disse que o governo dos EUA não planeja resgatar o SVB, mas que está trabalhando para ajudar os depositantes que estão preocupados com seu dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado Ro Khanna vai na mesma linha, descartando a possibilidade de um resgate estatal ao banco. Ele defende, no entanto, que o governo tome uma "ação decisiva" para proteger os depositantes, inclusive aqueles que dispõem de valores superiores ao limite da FDIC.

Subsidiária inglesa também busca comprador

As autoridades britânicas também buscam um comprador para a subsidiária do SVB na Inglaterra, que também foi colocada em processo de insolvência na última sexta-feira.

Há pouco, o Bank of London confirmou ter protocolado uma proposta de compra para a instituição financeira, em parceria com um consórcio de empresas de private equity. HSBC e JP Morgan também emergiram como potenciais compradores.

As autoridades britânicas discutem, ainda, um plano para apoiar as empresas de tecnologia afetadas pelo colapso do SVB. "Queremos encontrar uma maneira de minimizar, ou se possível, evitar todas as perdas para essas empresas incrivelmente promissoras", disse o ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, em entrevista à BBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com Estadão Conteúdo

Exit mobile version