Site icon Seu Dinheiro

Biden em maus lençóis? Por que o presidente dos EUA pode sofrer um processo de impeachment

presidente dos EUA Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, corre o risco de enfrentar um processo de impeachment a pouco mais de um ano das eleições no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, anunciou nesta terça-feira que acionou os comitês da casa para que abram um processo formal de impeachment contra Biden.

“São acusações de abuso de poder, obstrução e corrupção”, disse o republicano da Califórnia ao anunciar a decisão.

“Elas merecem uma investigação mais aprofundada pela Câmara dos Representantes. É por isso que hoje estou orientando nossas comissões a abrirem um inquérito formal de impeachment contra o presidente Joe Biden”, defendeu McCarthy.

Qual é o crime de Biden?

A manobra de McCarthy é arriscada. Ele pretende basear o processo em suspeitas de que o presidente norte-americano teria se beneficiado diretamente de transações nebulosas de seu filho Hunter Biden no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, porém, nenhuma evidência contundente de que Biden teria lucrado pessoalmente com negócios supostamente escusos de seu filho é conhecida.

McCarthy está sob pressão dos setores mais radicais do Partido Republicano, especialmente aqueles ligados ao ex-presidente Donald Trump.

A extrema-direita da legenda ameaça inclusive destituí-lo da presidência da Câmara se ele não seguir adiante com o processo.

O que dizem os aliados de Biden

Ian Sams, porta-voz da Casa Branca para assuntos jurídicos, qualificou a ação de McCarthy com “extremismo político em sua pior vertente”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com uma publicação de Sams no X, ex-Twitter, “os republicanos da Câmara têm investigado o presidente há 9 meses e não encontraram nenhuma evidência de irregularidade. Os próprios membros do Partido Republicano disseram isso”.

Leia também

E o impeachment de Biden realmente divide os republicanos.

Membros do Partido Republicano, entre eles alguns dos principais críticos ao governo Biden, consideram o processo de impeachment uma má ideia.

Segundo o canal de notícias CNN, republicanos temem que o tiro saia pela culatra e acabe por impulsionar Biden perto da eleição.

Além disso, um processo de impeachment desviaria as discussões de temas econômicos e outras pautas nas quais Biden patina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Temos tantas coisas nas quais precisamos nos concentrar”, disse a senadora republicana Shelley Moore Capito ao ser questionada sobre o impeachment de Biden.

“Não vejo nenhuma prova contundente que nos obrigue a seguir em frente com isso. Não vi isso no caso Trump e votei contra. Também não vejo isso agora.”

Há ainda uma outra questão. A atual legislatura é extremamente dividida e há dúvidas de que McCarthy consiga maioria para apoiar a abertura de um eventual inquérito.

Tanto é que, apesar de ter orientado os comitês da casa a abrirem investigações formais, o deputado não parece disposto a colocar o assunto em votação tão cedo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da CNN.

Exit mobile version