A Receita Federal vai abrir às 10h desta quinta-feira (24) a consulta ao quarto lote de restituição do imposto de renda 2023.
A expectativa é de que o novo lote contemple 6,1 milhões de contribuintes.
Ao contrário dos primeiros lotes, a maioria dos beneficiários (5,76 milhões) agora pertence a grupos não-prioritários que entregaram a declaração até 29 de maio.
O valor a ser restituído no lote de agosto é estimado pela Receita Federal em R$ 7,5 bilhões.
O dinheiro a ser restituído será reajustado em 3,14% em relação ao valor informado pela Receita no momento da entrega da declaração.
O montante inclui contribuintes com imposto a restituir com base nas declarações de renda de anos anteriores retidas na malha fina.
- [Guia gratuito] Veja onde investir no 2º semestre, segundo os especialistas consultados pelo Seu Dinheiro. Baixe o material completo aqui.
Como consultar a restituição do imposto de renda
Se você tem imposto a restituir e não foi contemplado nos três lotes anterior, entre na página da Receita Federal na internet.
Uma vez no site, clique em "Meu Imposto de Renda" e, a seguir, em "Consultar a Restituição".
É preciso informar o número do CPF e a data de nascimento do contribuinte, bem como o ano-exercício da restituição a ser consultada.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência, você pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
- ANÁLISES DE MERCADO EXCLUSIVAS E RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO GRATUITAS: inscreva-se no canal do Seu Dinheiro no YouTube e receba alertas sempre que publicarmos um conteúdo relevante para seu bolso. Clique aqui e se inscreva!
Quando o dinheiro cai na conta
O pagamento da restituição referente ao quarto lote está previsto para 31 de agosto.
O dinheiro será depositado na conta corrente informada por você na hora de enviar a declaração do imposto de renda.
Lembrando que o montante será 3,14% maior em relação ao valor informado na entrega da declaração.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, será possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, você deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".