Site icon Seu Dinheiro

Semana de Copom faz IFIX fechar em alta de 1,11%, superando o Ibovespa; veja porque shoppings tiveram o melhor desempenho entre os FIIs

Dinheiro caindo do céu sobre prédios representando os dividendos de fundos imobiliários (IFIX) mercado

A semana da decisão de política monetária do Copom costuma movimentar bastante o mercado local. Além de influenciar o principal índice da B3, o Ibovespa, o IFIX, índice que reúne o segmento de fundos imobiliários, também teve uma valorização expressiva 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa Selic foi reduzida em 0,5% ponto percentual e o Banco Central deu margem para novos cortes da mesma magnitude nas próximas reuniões. Nessa toada, o IFIX registrou ganhos de 1,11% na semana. Para efeito de comparação, o Ibovespa fechou com queda de 0,57%.

Conforme o índice ITRIX, índice setorial de fundos imobiliários estruturado pelo Trix, uma plataforma da TRX Investimentos, o segmento de shoppings foi o principal destaque positivo do IFIX, com valorização de 3,13%.

Em relação aos últimos 12 meses, o setor valorizou mais de 30%. Para o colunista do Seu Dinheiro, Caio Araújo, o efeito “Barbieheimer”, que lotou os cinemas — e os shoppings — deve dar continuidade à valorização dos FIIs do setor

Confira na tabela abaixo o levantamento da semana:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RentabilidadeNa SemanaNo MêsNo AnoÚltimos 12 meses
IFIX1,11%0,61%12,19%14,42%
ITRIX Tijolo1,21%0,83%17,33%23,32%
ITRIX Papel1,05%0,40%7,77%7,33%
ITRIX Varejo-0,85%-0,72%17,08%24,86%
ITRIX Galpões1,27%1,19%15,97%21,76%
ITRIX Escritórios-0,18%-0,72%15,18%19,34%
ITRIX Shopping3,13%2,29%23,33%31,36%
Fonte: ITRIX

Fundos imobiliários que não bateram o IFIX

Na outra ponta, os segmentos de varejo, que recuou 0,85%, e de escritórios, com queda de 0,18%. Em meio ao otimismo do mercado de fundos imobiliários, o UBS anunciou que está retomando a venda da gestora de real estate do Credit Suisse.

Leonardo Garcia, da equipe de análise do Trix explica: “Por ter uma cesta menor de ativos, o ITRIX Varejo teve um desempenho pior.

Dessa forma, a queda do HGRU11 (-1,63%) e do TRXF11 (-1,44%), na última semana, impactou negativamente o índice”, explica ele.

Exit mobile version