A corrida por carros totalmente elétricos encontra diversos empecilhos pelo caminho — inclusive, no preço final ao consumidor, que pode chegar a mais de R$ 120 mil. Mas a modalidade de veículo híbrido parece ser uma alternativa para o consumidor brasileiro.
Um levantamento da Webmotors revela que a busca por veículos híbridos novos na plataforma cresceu 118% em setembro de 2023 ante o mesmo mês do ano passado.
Já entre os modelos híbridos usados, dados do Webmotors Autoinsights mostram que a procura aumentou 95% em idêntico período.
Veja modelos mais buscados:
- Onix, HB20, Prisma e Range Rover entram na lista de carros que podem ser comprados com até 50% de desconto; veja mais detalhes aqui
Ranking dos veículos híbridos 0Km mais buscados no acumulado de 2023 no Brasil:
- Volvo XC60
- Kia Sportage
- Honda Civic
- GWM Haval H6
- Kia Stonic
Ranking dos veículos híbridos usados mais buscados no acumulado de 2023 no Brasil:
- Toyota Corolla
- Porsche Cayenne
- Volvo XC60
- Porsche Panamera
- Toyota Corolla Cross
- Leia também: Maior rival da Tesla de Elon Musk, BYD estreia primeiro carro híbrido no Brasil; conheça a montadora chinesa
E vale a pena comprar um carro desses?
Vale destacar que um modelo híbrido ainda é relativamente bastante caro — mesmo o mais barato da categoria, o Hyundai Kona, custa mais de R$ 150 mil. Além disso, o aumento da procura por carros usados também fez o preço disparar.
Ou seja, mesmo buscando um usado da categoria, o cliente precisará desembolsar uma boa quantia. Mas isso não parece ter afastado o consumidor.
Acontece que, quem compra um híbrido, fica de olho na economia gerada pela autonomia de um motor à combustão associado a uma bateria.
“Alinhado ao crescimento das buscas, outro estudo recente, que indica a intenção de compra dos usuários da plataforma, mostra que para 63% dos respondentes a perspectiva de economia de combustível é o principal motivo para a escolha de um modelo híbrido”, comenta o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.