Demorou, mas a 'crise das startups' bateu à porta. A plataforma de recrutamento e seleção Gupy realizou o primeiro corte em massa da empresa nesta quarta-feira (2).
Ao todo, cerca de 58 pessoas foram desligadas da companhia, o que representa 8,5% do quadro total de funcionários.
A redução de pessoal atingiu profissionais das áreas comercial, administrativo, produto, design e tecnologia, em todos os níveis de senioridade — o que inclui cargos coordenação.
Em carta aberta, a CEO da Gupy, Mariana Dias, afirmou que o corte faz parte de uma "nova estratégia multiprodutos de RH e uma visão que esses produtos e a experiência dos usuários precisa ser muito mais conectada e fluída".
Segundo a executiva, novas posições na companhia serão abertas em breve.
Já os ex-funcionários poderão cadastrar os currículos no banco de talentos exclusivo da Gupy, na página chamada "Histórias de carreira na Gupy", em que o profissional pode adicionar informações pessoais para contato.
De acordo com a CEO, os currículos cadastrados ficarão disponíveis para os mais de 4 mil clientes da plataforma.
Fundada em 2015, a HRTech — como são nomeadas as startups de recursos humanos — fez três aquisições de empresas do setor nos últimos três anos: Niduu, em outubro de 2021; Kenoby, em fevereiro de 2022 e Pulses, em fevereiro de 2023.
Em janeiro do ano passado, a Gupy recebeu um aporte de US$ 92 milhões — o equivalente a R$ 500 milhões na época —, em uma rodada liderada pelo SoftBank e Riverwood.
Recentemente, a empresa também inaugurou um escritório em São Paulo, na Avenida Paulista.
O que diz a Gupy
Em nota ao Seu Dinheiro, a Gupy afirmou que os cortes fazem parte de uma "reestruturação estratégica", com o objetivo de formar uma "estrutura de time mais unificada" no negócio.
Além disso, a companhia reiterou que o "caixa se mantém saudável e deve continuar suportando investimentos em melhorias".
Confira o posicionamento na íntegra:
"A Gupy esclarece que passou por uma reestruturação estratégica e revisou a composição do time, reduzindo em 58 pessoas do seu quadro de colaboradores.
A iniciativa teve como foco substituir a estrutura de unidades de negócio independentes, por uma estrutura de time mais unificada e assim oferecer para os usuários uma experiência única multiproduto, aumentando a eficiência operacional e agilidade da startup.
A startup informa que apoiará os ex-colaboradores com um pacote de benefícios como plano de saúde, apoio na saúde mental e física, especialmente para grupos socialmente mais impactados como mães e pessoas pretas.
A decisão está conectada ao novo posicionamento de jornada única da empresa. A Gupy vem expandindo seu portfólio de produtos para além do mercado de recrutamento e seleção, com soluções de treinamento, engajamento e mais recentemente performance de colaboradores.
O caixa da companhia se mantém saudável e deve continuar suportando investimentos em melhorias e inovações da Gupy."