Site icon Seu Dinheiro

Se cuida, ChatGPT! Alibaba entra na corrida da inteligência artificial com versão chinesa; veja quem já está nessa disputa

Jack Ma, fundador do Alibaba, dono do AliExpress

Jack Ma, fundador do Alibaba

O ChatGPT desencadeou uma espécie de corrida armamentista da inteligência artificial entre os maiores players de tecnologia do mundo. A Microsoft deu a largada com a OpenAI, mas outros titãs — muitos deles chineses — estão entrando nessa disputa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mais recente deles a embarcar no hype do chatbot, um tipo de inteligência artificial que pode ser usada para criar texto ou imagens, é o Alibaba

O gigante chinês do comércio eletrônico está trabalhando em uma tecnologia semelhante à do ChatGPT que já está sendo testada internamente na empresa. 

O Alibaba também é um dos maiores players de computação em nuvem da China e sinalizou que seu chatbot poderia ser integrado a seus produtos.

A empresa, que desenvolve essa tecnologia desde 2017, não forneceu um cronograma para o lançamento do seu ChatGPT. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os rivais do ChatGPT

Não é só o Alibaba que está correndo atrás da Microsoft no campo da inteligência artificial. Nesta semana, o Google anunciou sua tecnologia de chatbot chamada Bard, como parte de um plano de “código vermelho” para responder ao ChatGPT.

A gigante de buscas chinesa Baidu também informou recentemente que está testando seu próprio chatbot, batizado de “Ernie bot”, em inglês, ou “Wenxin Yiyan”, em chinês. O anúncio fez as ações da empresa dispararem, destacando a empolgação dos investidores com a tecnologia.

Também nesta quarta-feira (8), a NetEase — uma das maiores empresas de jogos da China — disse que sua subsidiária educacional Youdao está trabalhando no desenvolvimento de inteligência artificial. 

Segundo um porta-voz da empresa, a NetEase está avaliando usar grandes modelos de linguagem em algumas de suas produções educacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Microsoft não está assistindo tudo isso de braços cruzados. A empresa anunciou nesta semana um mecanismo de pesquisa Bing com inteligência artificial e um navegador Edge, que será sustentado pelo ChatGPT.

*Com informações da CNBC

Exit mobile version