Site icon Seu Dinheiro

Quebrada na esteira da Lava Jato, Lupatech (LUPA3) entra com pedido de encerramento da recuperação judicial

Funcionários da Lupatech (LUPA3)

Funcionários da Lupatech (LUPA3).

A fabricante de equipamentos para o setor de óleo e gás Lupatech (LUPA3) anunciou, na noite da última sexta-feira (13), que finalmente pediu o encerramento do seu processo de recuperação judicial e de suas controladas, que já se arrastava há quase oito anos. O pedido foi protocolado junto à 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de
São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia entrou em RJ em meados de 2015, na esteira da Operação Lava Jato. Embora não tenha sido implicada nos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras, a estatal petroleira era a sua principal cliente. Na época, cerca de 85% do faturamento da Lupatech era proveniente da Petrobras.

Lupatech (LUPA3) já havia passado por reestruturação da dívida

A empresa, no entanto, já estava em dificuldades antes mesmo da descoberta do chamado "Petrolão". Pouco antes de entrar com pedido de recuperação judicial, a Lupatech havia reestruturado a sua grande dívida, que na época ultrapassava R$ 1 bilhão. A crise desencadeada no setor pela Lava Jato foi apenas a gota d'água.

As dificuldades financeiras da companhia decorriam de um plano de expansão que não teve o resultado previsto. Entre 2007 e 2010, a Lupatech efetuou 17 aquisições, prevendo que as descobertas do pré-sal impulsionariam a demanda da Petrobras por seus equipamentos.

No entanto, a queda nos preços do petróleo reduziu as encomendas da estatal, afetando duramente a receita da Lupatech, que então já se encontrava fortemente endividada após tantas aquisições.

Exit mobile version