Os procedimentos estéticos estão em alta em terras brasileiras. Muitas vezes, as mudanças têm por objetivo parecer alguém, seja um ator ou jogador famoso. Em outros casos, as semelhanças acabam aparecendo sem intenção — como parece ser o caso do Itaú Unibanco (ITUB4), que recentemente anunciou sua nova marca.
Em comemoração aos seus 100 anos, o banco lançou uma nova expressão de marca e um novo conceito institucional, chamado Feito de Futuro, no qual convida “as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade”.
A mudança, porém, chamou a atenção das redes sociais. Acontece que o tradicional azul, preto e laranja virou apenas a última cor — que já é utilizada pelo Inter (INBR32).
Não apenas a cor, mas também a tipografia e os contornos mais arredondados do novo logo lembraram demais a fintech que está para completar 30 anos de existência. Isso foi, inclusive, motivo de piada na conta do próprio banco digital:
O Itaú destacou, porém, em nota enviada ao Seu Dinheiro, que já adota o laranja há 40 anos. "A essência da marca Itaú foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Francesc Petit, que introduziu o laranja na identidade nos anos 70, e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala", afirmou o banco.
Itaú transforma sua marca para comemorar os 100 anos
Brincadeiras à parte, uma mudança de visual nunca vem sem motivo. Acontece que um dos maiores bancos brasileiros pretende reforçar sua imagem de inovação e a capacidade de se transformar.
O Itaú foi pioneiro em inúmeras iniciativas consideradas revolucionárias para a época e que se tornariam padrão para a indústria — como o lançamento do primeiro caixa eletrônico, em 1983, passando pelo primeiro app bancário, cartões com chip e, mais recentemente, o uso da computação quântica e da inteligência artificial, que permitem uma visão integrada do cliente e a oferta customizada de soluções financeiras.
“A vida dos nossos clientes está sempre em movimento e o Itaú evolui junto com eles. Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso”, ressalta Eduardo Tracanella, diretor de Marketing.
Nova marca, novo conceito no Itaú
O novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. Lançado hoje, o novo sistema de identidade visual renova não apenas a marca institucional, mas também a expressão de todos os segmentos e perfis do banco.
Na nova paleta cromática, o laranja tem sua relevância histórica destacada com mais protagonismo. Tons de azul ganham vida para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam ainda mais dos tons escuros.
O símbolo, que representa a pedra, foi lapidado e se apresenta em uma forma mais orgânica e fluida.
Foram 22 meses de trabalho, mais de 70 estudos de cores, cerca de 100 estudos tipográficos e outros tantos de logotipia, que reavaliaram forma, cor, fontes, grafismos e expressões. Tudo realizado pelo time interno de branding em parceria com especialistas.
A americana Pentagram foi escolhida para consultoria estratégica, sob a liderança de Michael Bierut, um dos mais renomados designers da atualidade. Fabio Haag completou a equipe multidisciplinar, com seu olhar refinado para a tipografia.
Uma garota-propaganda de peso
Os 100 anos do Itaú não serão comemorados apenas com um novo logo e um novo conceito: o banco contará com uma garota-propaganda de peso nas comemorações do centenário.
Depois de emplacar o piloto de fórmula 1 Lewis Hamilton e o ator Sylvester Stallone em suas propagandas por aqui, a campanha da nova marca trará a cantora norte-americana Madonna como estrela principal.
A diva pop, no entanto, não está sozinha. Ela aparece acompanhada de outros nomes que inspiram o público pela importância no tempo, no legado ou na longevidade.
Além de Madonna, estarão nas campanhas Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e Marta.