Faz alguns anos que Gol (GOLL4) apostou em uma parceria com Air France-KLM para acessar o mercado europeu e obter vantagens comerciais, já que um primeiro acordo foi assinado em 2014.
Porém, desta vez, a renovação do acordo é mais ambiciosa e deve durar o dobro do que as anteriores, por 10 anos.
Segundo a Gol, as companhias concederão exclusividade mútua nas rotas entre a Europa e o Brasil durante o período, além de mirarem outras rotas na América Latina.
“Os clientes se beneficiarão de uma malha otimizada entre a Europa e o Brasil, abrangendo mais de 80 destinos europeus, 45 destinos no Brasil, e no futuro, novos destinos em toda a América Latina”, afirmou a empresa em comunicado.
Atualmente, um em cada cinco passageiros que viajam para o Brasil com Air France ou a KLM se conecta a um voo da Gol. No total, mais de dois milhões de passageiros já se beneficiaram da parceria.
As ações da Gol (GOLL4) reagem bem à notícia e sobem 3,8%, a R$ 7,89, por volta das 12h30.
Os papéis da concorrente Azul (AZUL4) também avançam cerca de 3,7%, com as duas aéreas entre as maiores altas do Ibovespa.
Acordo com a Gol prevê ainda outras ações
Além da exclusividade nas rotas, o acordo inclui a ampliação do chamado codeshare, parceria na qual o código dos voos é compartilhado entre as duas empresas para aumentar as opções de destinos para os clientes e diminuir as chances de um voo decolar com poucos passageiros, por exemplo.
Também está previsto o aumento de vendas conjuntas e mais benefícios para os clientes dos programas de fidelidade Smiles, da Gol, e Flying Blue, da Air France-KLM.
O acordo ainda inclui a expansão do suporte de manutenção existente da Air France Industries KLM Engineering & Maintenance (AFIKLE&M) para os motores CFM56 e LEAP da Gol.
‘É a melhor empresa do brasil’: ação já decolou 4.200% desde o ipo, é líder de mercado e está barata
Air France vê mercado brasileiro como estratégico
Ao renovar o acordo com a Gol, a companhia aérea francesa destacou que vê a América do Sul e, particularmente, o Brasil como “um dos mercados mais estratégicos para a Air France-KLM”.
Segundo a empresa, o objetivo é implementar as melhorias estruturais para assegurar a posição de liderança da Air France-KLM e da GOL entre o Brasil e a Europa.
Atualmente, durante a alta temporada, a Air France opera 24 voos semanais para o Brasil (14 para São Paulo, 7 para o Rio de Janeiro e 3 para Fortaleza).
Já a KLM opera 14 voos semanais para o Brasil (7 para São Paulo e 7 para o Rio de Janeiro).