Com a relativa melhora da bolsa nas últimas semanas, as empresas começam a se animar para voltar a captar recursos no mercado de capitais. É o caso da CSN (CSNA3), que pretende reforçar o caixa com R$ 700 milhões via emissão de debêntures, títulos de dívida corporativa.
Mas a oferta da CSN conta com uma particularidade: será uma emissão de debêntures incentivadas, cujo rendimento possui isenção de imposto de renda para o investidor.
O benefício fiscal ocorre para emissões cujos recursos são destinados a obras de infraestrutura. A CSN, por exemplo, quer usar o dinheiro no projeto de investimento apresentado pela Ferrovia Transnordestina.
Investir em uma debênture equivale a emprestar dinheiro para uma empresa, recebendo em troca uma taxa de juros. Então o principal risco para o investidor é o de calote da companhia.
VEJA TAMBÉM: TUBARÕES DO MERCADO "FIZERAM O L"; AGORA A APOSTA É QUE BOLSA DE VALORES PODE SUBIR MAIS E NA QUEDA DO DÓLAR
CSN: condições da oferta de debêntures
A CSN vai emitir as debêntures em três séries. Lembrando que a taxa final de juros que a companhia vai pagar poderá ser menor dependendo da demanda dos investidores. Confira a seguir as condições:
- 1ª série:
- Prazo: 7 anos
- Rendimento: a maior taxa entre a remuneração do Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais com vencimento em 2030 + 1,40% ao ano; ou IPCA + 7% ao ano
- 2ª série:
- Prazo: 10 anos
- Rendimento: a maior taxa entre a remuneração do Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais com vencimento em 2032 + 1,65% ao ano; ou IPCA + 7,30% ao ano
- 3ª série:
- Prazo: 15 anos
- Rendimento: a maior taxa entre a remuneração do Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais com vencimento em 2040 + 2% ao ano; ou IPCA + 8% ao ano
- LEIA TAMBÉM: Lucro da CSN (CSNA3) cai e dívida líquida dá um salto no 4T22, mas mineração “salva a pátria”
A oferta de debêntures conta com garantia firme, ou seja, os bancos coordenadores se comprometeram a comprar os papéis caso não haja demanda no mercado. Seja como for, a CSN definiu que o volume máximo na terceira série será de R$ 200 milhões.