Site icon Seu Dinheiro

Caso de gripe aviária no MS faz Japão suspender importações de frango e pressiona ações da Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3); entenda

Marfrig BRF Logo

Logos da Marfrig e da BRF.

Um dos mercados mundiais mais rigorosos para a exportação de alimentos, o Japão, suspendeu as importações de carne de frango do estado do Mato Grosso do Sul (MS), um dos principais produtores do Brasil e onde empresas como Marfrig e BRF possuem unidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária um caso de gripe aviária em uma criação doméstica na cidade de Bonito (MS). 

Em nota à imprensa, a pasta disse que foi notificada na terça-feira (19) pelo governo japonês sobre o embargo temporário em relação aos produtos da avicultura, que incluem ovos, aves vivas, carne de aves e subprodutos.

A comercialização de outros estados para o país asiático continua normalmente.

De acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Mato Grosso do Sul exporta mensalmente em torno de 2,5 mil toneladas de carne de frango para o Japão – equivalente a 0,7% das exportações mensais totais do Brasil.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A associação afirma que todas as unidades exportadoras presentes no estado são de empresas que mantêm plantas em outros estados e a expectativa é que haja “uma reorganização do fluxo da exportação para que os impactos gerados pela decisão japonesa sejam minimizados”.

Mesmo assim, as ações de frigoríficos que produzem carne de frango sentiram e fecharam em queda, caso das ações da Marfrig, que caíram 1,75%, e da BRF, que recuaram 0,53%.

A DINHEIRISTA - Ajudei minha namorada a abrir um negócio, ela pegou meu dinheiro e ‘me deixou'

Marfrig e BRF: importações podem ser retomadas em breve?

A ABPA afirmou que vai apoiar o ministério nas negociações para restabelecer as exportações de frango do estado, porém, não afirmou quanto tempo elas podem durar.

A entidade ainda afirmou que as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) - que tem sido seguida por todos demais países - indicam suspensão de embarques apenas em ocorrências em produção comercial, “o que não nunca ocorreu no Brasil”. O caso foi em uma produção doméstica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, a ABPA reforça que todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal atestam que os alimentos não transmitem gripe aviária.  

Exit mobile version