Site icon Seu Dinheiro

Ações do BuzzFeed disparam após anúncio de investimentos em inteligência artificial para produzir conteúdo

celular com a página inicial do site da BuzzFeed

Enquanto o mundo ainda descobre as “genialidades” da ferramenta de inteligência artificial (IA) da OpenAI, o ChatGPT, o BuzzFeed anunciou que planeja usá-la para reforçar parte da sua criação de conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia fez as ações da empresa de mídia digital dispararem na bolsa americana Nasdaq, com ganhos de até 150% na quinta-feira (26) logo após o anúncio. E hoje, com investidores ainda repercutindo a novidade, os papéis registravam alta de 73,27%, a US$ 3,62, por volta das 14h40 (horário de Brasília).

O “conteúdo inspirado em IA” fará “parte do nosso negócio” este ano, disse Jonah Peretti, CEO do BuzzFeed, em e-mail enviado aos funcionários nesta semana. Segundo o executivo, a tecnologia será usada para criar questionários e auxiliar na personalização do conteúdo ao público.

Para Peretti, os avanços da IA — como o ChatGPT — estão inaugurando “uma nova era da criatividade que permitirá aos humanos aproveitar a criatividade de novas maneiras com infinitas oportunidades”.

Contudo, o movimento do BuzzFeed não é inédito no setor de conteúdo. O site americano CNET e a agência Associated Press já começaram a utilizar IA para automatizar notícias e a escrita de matérias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, o que é o ChatGPT?

Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT é uma ferramenta de bate-papo virtual para conversas humanizadas, criada a partir de um algoritmo desenvolvido pela OpenAI, co-fundada por Elon Musk e Sam Altman.

O robô, conhecido também como bot, responde questões de qualquer área do conhecimento, inclusive sobre investimentos financeiros e soluções para problemas.

A imitação da conversa humana chegou a criar especulações — e temores — sobre a capacidade de o bot ameaçar o trabalho de escritores profissionais, e até mesmo do Google.

Não é só o BuzzFeed: Microsoft também está de olho

No início de janeiro, a Microsoft anunciou um investimento de até US$ 10 bilhões na OpenAI para o aprimoramento do ChatGPT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações da Bloomberg, as empresas de tecnologia estariam em negociação sobre os termos do novo acordo de investimento no ChatGPT há meses.

*Com informações de CNN, The Wall Street Journal e Bloomberg

Exit mobile version