As ações da Eletrobras sobem forte na B3 nesta quarta-feira (23). Os papéis ON ELET3 e PNB ELET6 saltam mais de 5%, impulsionados pela notícia do dia anterior, indicando que a empresa iniciou estudos preliminares sobre uma possível integração com Furnas, sua subsidiária integral.
A medida, segundo a própria Eletrobras, faz parte da iniciativa de simplificação da estrutura societária e de governança prevista no planejamento estratégico da companhia.
Há duas semanas, a Eletrobras também anunciou que faria estudos para incorporação de outra controlada, a Eletropar.
Atualmente, a companhia de energia tem cinco subsidiárias: CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte, Furnas e Eletropar.
Furnas é a maior delas, com presença em 15 estados e no Distrito Federal, e capacidade instalada de geração de mais de 18 GW.
- Como construir patrimônio em dólar? Estratégia de investimento desenvolvida por físico da USP possibilita lucros na moeda americana; conheça aqui
A privatização da Eletrobras acelerou o processo
Não é de hoje que a Eletrobras vem adotando medidas para enxugar operações. Desde 2016, a companhia de energia caminha na direção de uma estrutura mais simplificada.
A privatização, no entanto, acelerou esse processo — que vai desde redução de pessoal, venda de ativos não estratégicos até a integração de subsidiárias.
A Eletrobras já transformou, por exemplo, todas as suas subsidiárias em subsidiárias integrais e eliminou 48 posições em órgãos de governança, como a extinção dos conselhos de administração na CGT Eletrosul, Eletronorte e Furnas.
A DINHEIRISTA — Pensão alimentícia: valor estabelecido é injusto! O que preciso para provar isso na justiça?
- Leia também: Sob nova direção: quem é Ivan de Souza Monteiro, o novo presidente da Eletrobras (ELET3)
É para comprar, mas com cuidado
O BTG Pactual revisou a tese para a Eletrobras, embora tenha mantido a recomendação de compra para as ações, com preço-alvo de R$ 53.
O banco destacou os recentes questionamentos da Procuradoria Geral da República (PGR) acerca da privatização da empresa — que foram enviadas formalmente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O BTG lembra aqui que, nas últimas semanas, as ações da Eletrobras despencaram com as notícias relacionadas ao andamento de Angra 3 e com a saída de CEO.