Site icon Seu Dinheiro

A nova estratégia do Nubank para evitar que clientes caiam em golpes digitais

Nubank

Uma das estratégias de golpistas é criar endereços eletrônicos falsos semelhantes aos sites reais de instituições financeiras para enganar os clientes e roubar informações e valores das contas bancárias. Atento a essa prática criminosa, o Nubank lança nesta sexta-feira (13) uma nova medida de segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco anunciou a compra de dezena de URLs criadas para confundir pessoas. Os endereços eletrônicos adquiridos — entre os quais estão nubankbrasil, nubanks e wwwnubank, por exemplo — serão redirecionados para o portal de segurança da fintech.

"Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta", afirma, em nota, Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank.

O comunicado explica ainda que o lançamento do portal faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank, criada para dar orientações relacionadas a temas como:

Idec pediu explicações ao Nubank sobre golpes no app

Vale destacar que o Nubank já foi alvo, no início deste ano, de um pedido de esclarecimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) a respeito de golpes no aplicativo do banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após receber diversos relatos de clientes, que também recorreram às redes sociais e a plataforma consumidor.gov.br, o Idec cobrou explicações sobre o que o banco estava fazendo para evitar esses crimes e qual era a situação dos usuários afetados.

De lá para cá, a fintech intensificou o envio de alertas e dicas de segurança para seus clientes, além de lançar a nova campanha.

Mas, em um relatório divulgado na semana passada, o Instituto revelou que, entre quatro bancos analisados, o Nubank foi o campeão de queixas.

O Idec analisou se a fintech, o Bradesco, o Itaú e o Santander dispõem de mecanismos para reduzir as chances de sucesso dos golpistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na primeira etapa do processo, que durou, ao todo, seis meses, o Idec levantou quantas reclamações os clientes registraram em 2022 contra cada banco pelo site Reclame Aqui. E o Nubank ficou na liderança.

Em nota enviada à Agência Brasil, o banco informou que a situação em que o teste do Idec ocorreu difere, em uma série de fatores, de uma situação real de tentativa de golpe. A instituição diz ainda que é importante que o cliente mantenha seu aplicativo de celular atualizado.

"Clientes que estão com seus aplicativos atualizados já contam com camadas adicionais de proteção, incluindo mecanismos que efetivamente bloqueiam o uso do aplicativo do Nubank por acesso remoto", diz nota do Nubank.

*Com informações da Agência Brasil

Exit mobile version