Site icon Seu Dinheiro

Seus pets no Imposto de Renda: projeto de lei quer deduzir despesas com animais de estimação do IR

planos de saúde para pets

Um projeto de lei apresentado neste ano prevê deduzir as despesas com alimentação de pets e tratamento veterinário do Imposto de Renda da Pessoa Física.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No PL 1529/2023, de autoria do deputado federal Felipe Becari (União-SP), a dedução dos gastos com cuidados de animais domésticos contribuiria com a preservação e bem estar deles, além de estimular indiretamente a adoção dos pets.

"Tal medida se mostra de extrema relevância nacional, vez que o país possui hoje mais de 180 mil animais abandonados ou resgatados por maus tratos, sob a tutela das heroicas ONGs e grupos de Protetores", diz o texto.

O projeto inclui na lista de dedução os gastos com alimentação, planos de saúde veterinários, exames, fisioterapia, medicamentos e até próteses e aparelhos ortopédicos. O limite anual seria definido por regulamentação do Poder Executivo.

Vale destacar que o texto exige que, para que haja dedução do IR, os pagamentos efetuados tenham nota fiscal que detalha os serviços prestados, com dados do prestador de serviço e do tutor do pet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta tem caráter conclusivo, ou seja, deve ser submetida apenas à apreciação das comissões da Câmara dos Deputados.

Exit mobile version