Site icon Seu Dinheiro

A ressaca da bolsa e do dólar, a taxação do Sol com data marcada, Méliuz em alta e outros destaques do dia

Homem prestes a tomar sal de frutas, bolsas reagem com indigestão às eleições; Iboespa reage às eleições e exterior cai hoje

O dia após Super Quarta é sempre difícil, e o investidor deve digerir o "momento certo" do tapering e ajustar a bolsa hoje

Dois de janeiro de 2023: estamos num dia útil e, em tese, tudo funciona normalmente. Mas a teoria é bem diferente da prática, e muita gente ainda está de férias ou em clima de festa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de um fim de semana cheio de comemorações, uma certa ressaca tomou conta do brasileiro nesta segunda — e uma dor de cabeça particularmente aguda foi sentida nos mercados financeiros.

O primeiro pregão do terceiro governo Lula ficará marcado como um dia de perdas firmes na bolsa. Passados os fogos do réveillon e a festa popular em Brasília, a semana começou agitada para os investidores — o recesso prolongado vai ficar para o próximo ano.

Isso porque, já no primeiro dia do governo Lula, houve uma série de sinalizações importantes nos fronts político e econômico: ainda durante a cerimônia de posse, o novo-velho-presidente voltou a dar declarações contrárias ao teto de gastos.

E, via Medida Provisória, Lula prorrogou a desoneração dos combustíveis: impostos federais sobre a gasolina e o etanol continuarão zerados por 60 dias e, para o diesel, por um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão freia o aumento imediato nas bombas, mas pode pressionar a dinâmica inflacionária num horizonte mais longo — é como se o inevitável estivesse sendo empurrado para frente.

Mais importante que isso: a medida foi interpretada como um primeiro atrito entre Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tinha se mostrado favorável ao fim da desoneração já em janeiro — e o ex-prefeito de São Paulo saiu derrotado.

Dito isso, é preciso fazer uma ressalva: os principais mercados globais tiraram o dia de folga. EUA, China e Reino Unido, entre outros, prorrogaram o descanso e ficaram fechados hoje — o que reduziu a liquidez por aqui e deu protagonismo à visão mais cautelosa dos investidores locais.

Nesse cenário, o Ibovespa terminou a sessão desta segunda em queda de 3,06%, aos 106.376 pontos, pressionado pela baixa de mais de 6% nas ações da Petrobras (PETR4). No câmbio, o dólar à vista fechou o dia em alta de 1,51%, a R$ 5,3597.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clique aqui para saber tudo o que mexeu com a bolsa, o dólar e os juros neste primeiro dia útil do ano, além das maiores baixas e altas do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

FIM DO BENEFÍCIO
Você tem até o final desta semana para escapar da ‘taxação do sol’. Projeto que adiava cobrança dos custos de distribuição para quem gera a própria energia solar ficou sem votação.

DISCURSO DE POSSE
Casa em reconstrução? Haddad vê tragédia na economia e promete nova âncora fiscal ainda no primeiro semestre. Comentários foram feitos no discurso que marcou a transmissão do cargo para o novo ministro da Fazenda.

O QUE VEM POR AÍ?
Dólar, PIB e Selic em 2023: confira as projeções do mercado no primeiro Boletim Focus do ano. A taxa básica de juros, a inflação, o crescimento econômico e a movimentação do câmbio são os holofotes de primeira hora com a volta de Lula ao poder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOVA PARCERIA
Méliuz (CASH3) sobe 5% após vender braço de serviços financeiros para o banco BV; entenda o que muda. O Bankly foi avaliado em R$ 210 milhões; a empresa de cashback vinha estudando a possibilidade de abertura de capital da subsidiária.

QUERIDINHO DOS BRASILEIROS
PIX passa a ter flexibilidade de limite por horário e modalidade saque e troco; veja o que muda a partir de hoje. Os ajustes foram anunciados pelo Banco Central em 1º de dezembro; alguns bancos e fintechs já vinham experimentando alguns deles.

Exit mobile version