O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, deu o primeiro spoiler da configuração de seu governo, que se inicia em 10 de dezembro. Ele confirmou nesta quarta-feira (29) a indicação de Luis Caputo para o cargo de ministro da Economia. Milei se referiu a Caputo como titular do posto durante entrevista à Radio Mitre.
Não que não fosse esperado. O “Paulo Guedes hermano” já vinha sendo cotado como o favorito para a função. Assim como o ex-ministro da Economia brasileiro do governo Bolsonaro, Luis Caputo é visto como um “pacificador” dos mercados.
A confirmação veio em comentário após uma viagem aos Estados Unidos em que membros da equipe de Milei, entre eles Caputo, o acompanharam. O presidente eleito da Argentina afirmou que houve uma reunião "excelente" com o Tesouro norte-americano, com a presença do "ministro da Economia, Luis Caputo", e do futuro chefe de gabinete, Nicolás Posse.
- VEJA TAMBÉM: TOUROS E URSOS - MAGAZINE LUIZA (MGLU3) E CASAS BAHIA (BHIA3): O QUE REALMENTE DEU ERRADO?
Milei nos EUA: encontro com governo americano
O presidente eleito disse que o governo americano "compreende perfeitamente a problemática da Argentina".
Além disso, Milei também afirmou que foi abordada, durante a reunião, a questão dos passivos remunerados do Banco Central da República Argentina (BCRA), com as Letras de Liquidez (Leliq). O presidente eleito diz que pretende resolver logo a questão em sua administração.
Ainda na entrevista, Milei comentou que precisou retornar a Buenos Aires, enquanto Posse e Caputo teriam reunião com o FMI. A expectativa é que ainda nesta quarta sua equipe informe sobre o resultado desse encontro.