Idade avançada e doenças graves são condições que levam a maioria das pessoas que têm algum patrimônio a começar a planejar a sucessão dos seus bens após a sua morte. Quem terá direito à herança? Que medidas legais eu devo tomar para ser justo com meus entes queridos? É possível já começar a transmitir esses recursos de modo a evitar os custos e a burocracia de um inventário?
Da mesma forma, as pessoas que podem vir a ter algum direito sobre esses bens começam a se mobilizar, e eventualmente ocorre algum tipo de “passagem de bastão”: como proceder quando a pessoa em questão falecer, que providências tomar, quem assume qual função.
A pergunta da Dinheirista de hoje é de um leitor cuja ex-mulher, com a qual ele construiu um patrimônio, está em um estágio avançado de um câncer. Ele quer saber se faria parte da partilha de herança ou não.
Se quiser fazer como ele e ver sua pergunta sobre finanças e investimentos respondida neste espaço, envie sua dúvida por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com.
Fui casado em separação total de bens por 20 anos, mas em 2021 me separei em cartório. Na ocasião, eu fiquei com uma casa e ela com a outra, mas em 2023 ela desenvolveu um câncer e está muito mal. Se ela morrer, tenho direito à casa que ficou com ela?
Não. Segundo os advogados Vitor Antony Ferrari e Ivan Kubala, especialistas em Planejamento Sucessório e Patrimonial do escritório Mazzucco & Mello, o que poderia te dar direito à outra casa como herança era o casamento, mas a extinção dessa união também extingue esse direito.
A única hipótese de você ter direito a esse imóvel caso ela venha a falecer é se ela te deixar esse bem em testamento, dizem os especialistas.
- Renda fixa não acabou: existem títulos exclusivos que são os prediletos dos milionários e estão pagando mais de 2% ao mês; saiba como investir
Fiador de inadimplente
Este outro leitor, que teve sua dúvida respondida no último vídeo da Dinheirista, foi fiador do FIES para uma pessoa que ficou inadimplente, e agora perdeu o contato com ela. Confira a pergunta:
Fui fiador do FIES de uma pessoa que ficou inadimplente e, com isso, fui negativado. Tentei entrar em contato com o banco para negociar o pagamento, mas disseram que a pessoa em débito tinha que estar presente. Não tenho mais contato com ela, nem sei do seu paradeiro. Que opção eu tenho? A dívida é de 2019.
Veja a resposta para esta dúvida no vídeo a seguir, publicado no YouTube do Seu Dinheiro:
A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.