Site icon Seu Dinheiro

Uma prova, várias vagas: Governo propõe Concurso Nacional Unificado; veja detalhes

mulher preenchendo gabarito de concursos públicos

Após o anúncio de vários concursos públicos previstos para até dezembro de 2023, o governo federal quer "simplificar" o processo seletivo para vagas em órgãos públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a proposta de realização de um Concurso Nacional Unificado com um prova única para cerca de oito mil vagas abertas no serviço público federal neste ano.

Em linhas gerais, a proposta é tornar os concursos semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — realizado anual para o preenchimento de vagas nas universidades federais, em diversos cursos de graduação.

O concurso unificado também terá uma taxa única de inscrição, independente do número de vagas de interesse. A isenção do pagamento também deve valer no moldes dos certames tradicionais.

Como acontecerá Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado será aplicado em 179 munícipios, de forma concomitante — assim como o Enem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No momento de inscrição, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no concurso.

Depois desta escolha, os participantes deverão indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas abertas no bloco de sua escolha.

A previsão é que a prova no novo modelo aconteça em 25 de fevereiro de 2024, em divididos em dois momentos na mesma data:

Os resultados da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cronograma previsto

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos já divulgou o calendário previsto para o Concurso Unificado. Confira as datas:

Exit mobile version