Você talvez não saiba quem é a Valid Soluções (VLID3), mas é altamente provável que essa small cap listada na B3 saiba quem é você.
A ação da empresa de sistemas financeiros e de identificação acumula alta de mais de 100% na bolsa em 2023, mas oscila entre leves altas e baixas no início do pregão desta quarta-feira (29).
Isso porque os investidores ainda avaliam o impacto de um acordo para a venda de pouco mais de dois terços de sua participação em uma investida da Valid Soluciones Tecnológicas, ou apenas Valid Espanha.
A matriz brasileira receberá 32,1 milhões de euros pela venda de 67,5% das ações detidas por sua controlada espanhola na empresa investida. O montante equivale a R$ 171,4 milhões.
Cláusula de confidencialidade impede Valid de revelar nome do comprador e da empresa vendida
De acordo com a Valid, o valor do acordo representa um ganho contábil de R$ 135,5 milhões quando é levado em conta o custo da aquisição.
Em fato relevante divulgado na manhã de hoje, a Valid não informa quem é o comprador e nem exatamente qual é a o nome da empresa investida. Pelo menos por enquanto. O motivo é uma cláusula de confidencialidade contida no acordo.
De qualquer modo, a controlada espanhola da small cap brasileira afirma que seguirá com 32,5% das ações da empresa em questão.
Ainda segundo a Valid, o valor será recebido e contabilizado somente quando a transação for concluída. A expectativa é de que isso ocorra até meados do ano que vem.
Small cap vai desinvestir mais?
A Valid afirma que a transação está em linha com seu planejamento estratégico, que prevê a busca pelo “foco em linhas de negócio e em geografias em que a companhia apresenta maior competitividade e diferenciais de atuação”.
Isso significa, de acordo com a small cap, que “outros potenciais desinvestimentos com características semelhantes continuam sendo avaliados como potenciais ativos para venda”.