RESUMO DO DIA: A ata da mais recente reunião do Federal Reserve de ontem afetou o desempenho das bolsas internacionais hoje. Os investidores reagem negativamente ao comunicado de Jerome Powell, presidente do Fed, com uma possível elevação de juros no próximo encontro.
A cautela foi intensificada com dados de emprego e setor de serviços mais robustos do que o esperado para junho nos EUA, que abriram espaço para a prolongação do aperto monetário. Com isso, o alerta de recessão, já observado no pregão anterior, contaminou os mercados.
Por aqui, os investidores acompanharam as negociações para votação da Reforma Tributária.
Há ainda incerteza sobre a apreciação das propostas do arcabouço fiscal e do "voto de qualidade" no Carf antes do recesso parlamentar. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), porém, reiterou que todas as pautas econômicas devem ser submetidas ao plenário até amanhã (7).
O Ibovespa fechou o pregão em queda de 1,78%, aos 117.425 pontos.
O dólar à vista encerrou as negociações a R$ 4,9200, com alta de 1,64%.
Confira o que movimentou os mercados nesta quinta-feira (06):