Site icon Seu Dinheiro

Bolsa hoje: Petrobras (PETR4) tenta, mas não impede Ibovespa de cair pela 12ª vez seguida; dólar fecha praticamente estável

Ibovespa

RESUMO DO DIA: Os mercados financeiros internacionais encerraram as negociações nesta quarta-feira (16) em tom negativo, repercutindo a ata do Federal Reserve (Fed) e os novos dados na Europa. A cautela com a atividade econômica na China continuou ditando o ritmo dos negócios. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Europa, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) britânico desacelerou a taxa anual de 6,8% em julho, abaixo dos 7,9% de junho, mas levemente acima das projeções de alta a 6,7%. O dado reforçou as expectativas de continuidade do aperto monetário pelo Banco Central da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).

Já a produção industrial da zona do euro avançou 0,5% em junho ante maio, melhor que a previsão de queda de 0,7%. O Produto Interno Bruto (PIB) da região registrou alta 0,3% no segundo trimestre ante o anterior, em linha com as expectativas.

Contudo, a aversão ao risco foi impulsionada por outro fator: a divulgação da ata do Federal Reserve (Fed). O documento reiterou que a inflação segue elevada nos EUA, mantendo a porta aberta para novos apertos monetários à frente.

Por aqui, o Ibovespa até tentou subir na esteira do desempenho da Petrobras (PETR4), mas a piora dos índices em Wall Street após a ata do Fed pesou sobre os ativos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa fechou em queda de 0,50%, aos 115.591 pontos, e acumula 12 pregões consecutivos de perdas.

O dólar encerrou o dia cotado a R$ 4,9864, com baixa de 0,01%, no mercado à vista.

Confira o que movimentou os mercados nesta quarta-feira (16):

Exit mobile version