RESUMO DO DIA: As bolsas internacionais encerraram o último pregão da semana em tom misto, com novos estímulos na China e dados econômicos da maior economia do mundo.
Os investidores repercutiram os resultados do relatório de empregos nos EUA, o payroll, de agosto. O indicador trouxe dados mistos com o aumento da taxa de desemprego e abertura de vagas maior que as previsões.
O relatório reforçou as apostas de manutenção dos juros americanos, na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano, na próxima reunião do Federal Reserve (Fed), em setembro.
O Ibovespa acompanhou a valorização das commodities, mas o forte impulso foi dado pelo PIB do segundo trimestre. A economia brasileira cresceu 0,9% entre abril e junho, acima das expectativas de expansão de 0,3% na comparação com o primeiro trimestre.
Também com 'ajuda' da Vale (VALE3), o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 1,86%, aos 117.892 pontos. Na semana, o índice acumulou ganhos de 1,77%.
O dólar fechou a R$ 4,9405, com queda de 0,21%, no mercado à vista. Na semana, a moeda americana avançou 1,33%.
Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (01):