RESUMO DO DIA: A sessão desta segunda-feira (10) foi marcada por um tom mais otimista no mercado doméstico: o Ibovespa passou o pregão todo no campo positivo e destoou da cautela vista no exterior — em Wall Street, os índices acionários abriram em baixa e só chegaram ao zero a zero nos últimos minutos de negociação.
O bom humor local se deve, principalmente, ao noticiário político: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou que deve enviar o arcabouço fiscal ao Congresso até o fim dessa semana, junto da Lei de Diretrizes Orçamentárias. A aparente harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo é vista com bons olhos pelos investidores, assim como a rápida tramitação dos projetos econômicos do governo.
No câmbio, o dólar à vista teve ligeira alta, mas permaneceu na casa de R$ 5,06; a moeda americana se valorizou em escala global hoje, em meio à percepção de que o Federal Reserve poderá promover mais uma alta de 0,25 ponto nos juros do país, considerando os dados mais fortes que o esperado do mercado de trabalho americano em março.