RESUMO DO DIA: A segunda-feira (06) foi de grande instabilidade para o Ibovespa. O principal índice da bolsa brasileira chegou a cair mais de 1%, mas conseguiu desviar do mau humor global para encerrar a sessão em leve alta.
A virada no comportamento dos ativos brasileiros teve menos relação com uma melhora local do que se pode inicialmente pensar. Na realidade, o fôlego para a melhora dos negócios veio parcialmente do ganho de força do petróleo no fim da tarde.
A commodity, que levou a Petrobras a registrar ganhos na casa dos 4%, se beneficiaram de um temor com a oferta futura do óleo. Isso porque o forte terremoto que atingiu a Turquia interrompeu as operações de um dos principais centros de exportações do país.
A notícia se somou ao continuado otimismo com a reabertura econômica da China e mudanças na precificação do barril do petróleo na Arábia Saudita.
Antes da melhora no mercado de commodities, o Ibovespa chegou a cair mais de 1%, repercutindo os atritos entre o Planalto e o Banco Central.
Confira os principais destaques do dia: