Na véspera da Black Friday e expectativas para as festividades de fim de ano, a CVC (CVCB3) aproveita o ambiente favorável e opera entre as maiores altas da B3.
Os papéis da companhia de turismo alcançaram alta acima de 11% ao longo desta quinta-feira (23). Por volta das 16h30 (horário de Brasília), as ações CVCB3 operavam com ganhos de 8,85%, a R$ 3,32.
Mas, o forte desempenho das ações não é mais um evento “raro”. Desde o início de novembro, a companhia de turismo acumula alta de quase 23% na B3.
Nos últimos dias, a perspectiva do alívio nos juros no Brasil e, principalmente, o fim do ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos têm ajudado as ações ligadas ao turismo, já que em cenários de juros menores, há mais estímulos ao consumo.
Além disso, a desvalorização do dólar na comparação com o real também estimula a compra de viagens aéreas e a reserva de hospedagens, principalmente no exterior.
Vale lembrar também que as vendas na Black Friday, uma das datas mais aguardadas no varejo, e a proximidade das férias escolares e fim do ano corroboram para afastar os ventos contrários que assombram a companhia recentemente.
Mesmo com o “ambiente favorável”, a empresa segue em um longo processo de reestruturação, com incertezas sobre a capacidade de operação nos próximos meses e renegociação de dívidas com credores.
Aumento de capital da CVC (CVCB3)
Uma forma de uma empresa listada em bolsa aumentar o seu capital é lançar mão de bônus de subscrição — que permite que acionistas comprem ações adicionais da companhia em questão.
Na última quarta-feira (22), a CVC (CVCB3) movimentou cerca de R$ 226,2 milhões, com a emissão de 81.677.122 ações em exercício — o que corresponde a 98% do total de bônus de subscrição emitidos.
Segundo a companhia, o conselho de administração deve se reunir amanhã (24) para homologar o aumento de capital resultado da operação.
Concorrência bate de frente
A disparada das ações da CVC (CVCB3) aconteceu no mesmo dia do anúncio de abertura de lojas físicas de uma das suas principais concorrentes, a Decolar.
A companhia, que também comercializa pacotes de viagens e passagens aéreas, deve começar a marcar presença em shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O Grupo Despegar, controlador da Decolar, já tem experiência em lojas físicas em outros países da América Latina, como Chile, Peru, México e Colômbia.
Outros destaques da B3 hoje
Enquanto a CVC (CVCB3) lidera os ganhos do Ibovespa, as companhias ligadas ao setor de commodities seguem na direção contrária. Acompanhe a cobertura de mercados.
O minério de ferro encerrou as negociações com queda de 0,86%, na bolsa de Dalian, na China — o que impacta o desempenho das companhias do setor. CSN Mineração (CMIG3) é a maior baixa do principal índice da bolsa brasileira, com recuo de quase 5%.
As ações da Cemig (CMIG4) estendem as perdas da véspera, com os investidores mais cautelosos com a possibilidade de federalização da companhia para o “abatimento” de dívidas do Estado de Minas Gerais, além do minério de ferro.
Por fim, a bolsa brasileira opera hoje com a liquidez mais enxuta, sem a operação das bolsas de Nova York.