Site icon Seu Dinheiro

Bolsa hoje: Ibovespa não segura os inéditos 133 mil pontos, mas quebra novo recorde no fechamento; dólar cai

Ibovespa

RESUMO DO DIA: No último pregão antes do feriado de Natal, o Ibovespa operou em alta com a ajuda do exterior e das commodities. O índice também renovou mais de uma vez o recorde intraday, alcançando os inéditos 133 mil pontos na máxima do dia, mas arrefeceu ao longo do pregão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, o Ibovespa registrou uma nova marca histórica de fechamento aos 132.732 pontos, com ganhos de 0,43%.

Por aqui, os investidores monitoram a votação do Orçamento de 2024 no Congresso. O texto foi aprovado hoje, último dia antes do recesso do recesso legislativo, e prevê cifras recordes para emendas parlamentares e para o "fundão" eleitoral.

Mas foi no exterior que as coisas aconteceram. As bolsas de valores da Europa encerrar a sessão em leve alta, com os investidores atentos a indicadores econômicos locais antes do feriado. Já o mercado norte-americano repercutiu a publicação do índice de gastos com consumo pessoal (PCE) de novembro, divulgado nesta manhã.

O PCE é considerado o indicador de inflação favorito do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para observar o comportamento dos preços no país e ajudar a definir os próximos passos da política monetária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na base anual, o índice geral avançou 2,6% em novembro, ante expectativas de 2,8%. Já o núcleo do PCE, que exclui do cálculo itens mais voláteis como alimentos e combustíveis, subiu 3,2% no período, contra previsões de alta de 3,4%.

O resultado impulsionou os negócios em parte das bolsas de Nova York — o S&P 500 registrou a maior sequência semanal de altas desde 2017 —, mas levou o dólar a perder forças antes os pares internacionais, incluindo o real. A moeda norte-americana caiu 0,53%, cotada em R$ 4,8616.

Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (22):

Exit mobile version