RESUMO DO DIA: Na véspera de um feriado nacional, o Ibovespa alcançou os 123 mil pontos. O forte avanço do principal índice da bolsa brasileira tem um motivo externo: a inflação dos Estados Unidos abaixo das estimativas.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) ficou estável em outubro na comparação com setembro, ante as projeções de alta de 0,1% para o mês. Em termos anuais, a inflação subiu 3,2%, também menor que o esperado.
O dado reforçou a perspectiva de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, encerrou o aperto monetário e deve decidir pela manutenção dos juros, na faixa atual de 5,25% a 5,50% ao ano. Hoje, Wall Street fechou com ganhos acima de 1%.
Por aqui, a agenda seguiu esvaziada, com poucas movimentações em Brasília. Por isso, a repercussão dos balanços corporativos ajudou a movimentar o mercado acionário doméstico — com destaque para o Magazine Luiza (MGLU3), que apresentou lucro depois de seis trimestres consecutivos de perdas, mas anunciou um ajuste contábil nos números do período de julho a setembro.
O Ibovespa subiu 2,29%, aos 123.165 pontos, no maior nível desde 3 de agosto de 2021.
O dólar à vista fechou a R$ 4,8620, com baixa de 0,93%.
Confira o que movimentou os mercados nesta terça-feira (14):