RESUMO DO DIA: Na volta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, o mercado de ações brasileiro encerrou as negociações marcado por tons de vermelho.
A bolsa brasileira digeriu hoje dados de inflação nos Estados Unidos e na China, divulgados na última quinta-feira.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos EUA superou as expectativas dos analistas em setembro, elevando os temores de aperto monetário nos EUA.
O petróleo e o ouro também foram destaque no pregão. Os contratos do Brent fecharam em alta de 5,69% hoje, enquanto o minério avançou 3,11% nesta sexta-feira.
No caso da commodity fóssil, o desempenho foi impulsionado pelos temores de menor oferta global de petróleo e pela cautela com os conflitos no Oriente Médio.
Já o metal precioso foi ajudado pela queda nos rendimentos dos Treasurys, os títulos de dívida norte-americanos, além do aumento de incerteza geopolítica com a guerra entre Israel e Hamas.
Em dia de liquidez reduzida na bolsa, o Ibovespa encerrou o pregão em desvalorização de 1,11%, aos 115.754 pontos. Na semana, o índice acumula valorização de 2,18%.
Já o dólar fechou em valorização de 0,77% no mercado à vista, negociado a R$ 5,0885. Na semana, a moeda norte-americana marca queda de 1,24%.
Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (13):