Site icon Seu Dinheiro

Bolsa hoje: Na véspera da ‘Super Quarta’, Ibovespa recua com petróleo e destoa de NY; dólar sobe a R$ 4,96

Ibovespa

RESUMO DO DIA: Em uma sessão marcada por dados de inflação e pela véspera da 'Super Quarta', o Ibovespa fechou em baixa, pressionado pelo petróleo e na contramão de Wall Street.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por aqui, os investidores repercutiram o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou avanço levemente abaixo do esperado para novembro. A indicador subiu 0,28% no mês passado, ante a expectativa de alta de 0,29%. No acumulado do ano, a inflação é de 4,04%.

Hoje foi primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A decisão de política monetária deve ser divulgada amanhã, depois do fechamento dos mercados. A expectativa é pela manutenção do ritmo de cortes da Selic dos últimos encontros, de 0,50 ponto percentual.

Lá fora, o destaque, assim como no Brasil, foi a inflação. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) norte-americano registrou avanço mensal de 0,1% ante as projeções de estabilidade. Em base anual, a inflação desacelerou de 3,2% para 3,1% em novembro.

Em reação ao dado, os juros projetados dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos de dez e 30 anos recuaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o CPI não seja a medida preferida do Federal Reserve (Fed) para a inflação dos EUA, o indicador calibrou as expectativas do mercado financeiro na véspera da decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que deve anunciar amanhã a manutenção dos juros na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano. 

O Ibovespa terminou o pregão com recuo de 0,40%, aos 126.403 pontos.

O dólar fechou a R$ 4,9664, com alta de 0,60%, no mercado à vista.

Confira o que movimentou os mercados nesta terça-feira (12):

Exit mobile version