Site icon Seu Dinheiro

Último Datafolha mostra Lula com 50% das intenções de voto, contra 36% de Bolsonaro; petista manteve vantagem e pode levar o pleito no primeiro turno

lula bolsonaro eleicoes 2022 datafolha

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A última pesquisa Datafolha antes do primeiro turno acaba de ser divulgada e mostra que a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve-se a mesma. O levantamento publicado neste sábado indica que Lula tem 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pontuação do petista e do atual presidente não mudou entre hoje e a sondagem anterior, penúltima antes do pleito, e deixa Lula no limiar para uma vitória no primeiro turno.

O critério de votos válidos, adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a contagem da eleição, exclui os brancos e nulos: quem tiver 50% mais um voto está eleito diretamente.

Confira a distância entre Lula e Bolsonaro desde maio deste ano: 

Os demais candidatos

A disputa ao Planalto está polarizada entre Lula e Bolsonaro. Entre os candidatos do chamado segundo pelotão, Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro lugar com 6% dos votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A senadora conquistou o percentual após o debate da Globo, do qual foi considerada uma das vencedoras. Já Ciro Gomes (PDT), que ocupava a posição na pesquisa anterior, agora soma 5% das intenções de voto. 

Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Ciro e Tebet estão tecnicamente  empatados.

Na lanterninha, Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve em 1%, empatada com Vera Lúcia (PSTU). Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelman (PTB) não pontuaram.

Segundo turno

O Datafolha mostrou que em um eventual segundo turno, Lula tem 54% dos votos, enquanto Bolsonaro aparece com 38%.

Esse é um cenário de estabilidade ante a mesma simulação feita na última quinta-feira (29), quando os rivais tinham os mesmos percentuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rejeição de Lula e Bolsonaro

A insistência de Bolsonaro em reativar o antipetismo não surtiu efeito, segundo a pesquisa Datafolha.

O levantamento mostra que 52% dizem não votar de jeito nenhum em Bolsonaro — o mesmo patamar da semana passada.

Da mesma forma, a rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguiu estável, com 30% de rejeição.

A campanha bolsonarista vem agindo para amenizar a imagem do candidato à reeleição e degradar a do adversário, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

O Datafolha ouviu 12.800 pessoas em 310 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Exit mobile version