As urnas confirmaram o cenário principal apontado pela maior parte das pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu na trave da vitória em primeiro turno, mas terá pela frente um tira-teima com Jair Bolsonaro (PL). Os dois disputarão o segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Quando a apuração atingiu 97% das urnas, Lula tinha 47,85% dos votos e não conseguiria mais atingir o número mágico de 50% mais um voto para vencer a eleição em primeiro turno.
O que ficou um pouco fora da curva foi o desempenho de Bolsonaro. O candidato à reeleição teve um desempenho mais robusto do que apontavam as pesquisas. Ele caminha para fechar o primeiro turno com 43,7% dos votos válidos.
Outra tendência captada pelas pesquisas e confirmada nas urnas foi a desidratação de Ciro Gomes (PDT). Ele conseguiu até agora pouco mais de 3% dos votos e aparece em quarto lugar, atrás de Simone Tebet (MDB), que tem 4,2%.
Nenhum dos demais candidatos passou de 0,5% dos votos.
Veja aqui como ficaram os números totais do primeiro turno.
A votação deste domingo foi marcada por extensas filas em diversas seções nas maiores cidades do país.
O índice de abstenção entre os eleitores foi de pouco mais de 20%.
O segundo turno da corrida presidencial ocorrerá em 30 de outubro.
- ESPECIAL ELEIÇÕES | Dividendos em risco: Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua estratégia de renda extra em 2023; veja o que esperar e como se protegernum material gratuito que liberamos para você. Basta clicar aqui.
Aqui você acompanha nossa cobertura completa das eleições.
URGENTE! BOLSONARO E LULA DISPUTARÃO O SEGUNDO TURNO!