A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras estampa as manchetes internacionais e foi rapidamente reconhecida por grandes líderes mundiais, entre eles o presidente dos EUA, Joe Biden.
Menos de 1 hora depois do anúncio da vitória do petista, a Casa Branca publicou uma nota reconhecendo não só sua vitória como também celebrando as eleições livres e justas.
“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, diz a nota.
- Seja com Lula ou Bolsonaro, essa aplicação pode ‘turbinar’ seu salário e te pagar uma ‘bolada’ nos próximos meses e todos os anos. Conheça agora
Mas foi Emmanuel Macron, o presidente da França — a segunda maior economia da Europa — um dos primeiros líderes globais a reconhecer a vitória do petista.
Em uma mensagem no Twitter, Macron diz: “Parabéns querido Lula, por sua eleição, que abre uma nova página na história do Brasil. Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”.
Além de Macron, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, parabenizou Lula pela vitória. Nesta semana, ele havia manifestado apoio ao petista. Costa é membro do Partido Socialista em Portugal.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, foi outro que parabenizou o petista por vencer o segundo turno. “Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha”, escreveu em sua conta no Twitter.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, celebrou a vitória de Lula e chamou o novo governo a lutar contra as mudanças climáticas.
“Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seus sucessos serão os do povo brasileiro”, disse.
O representante da União Europeia para assuntos internacionais, Josep Borrell, não ficou de fora: "Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns a Lula na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado", disse.
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, também se disse ansioso para trabalhar com o novo governo brasileiro.
"O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com Lula, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!", postou em sua conta no Twitter.
O governo britânico se manifestou por meio de sua representante no país, a encarregada de negócios da embaixada, Melanie Hopkins.
"Neste dia tão importante para a democracia brasileira, reconhecemos o importante papel das instituições, em especial o TSE, na condução do processo eleitoral com celeridade, transparência e eficiência. Parabenizo Lula pela confirmação de sua vitória como o próximo Presidente do Brasil. O novo Presidente e o povo do Brasil podem contar com o Reino Unido neste novo capítulo."
Lula derrotou nas urnas, pela margem mais apertada de votos de uma disputa presidencial desde a redemocratização, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista obteve 59,5 milhões de votos (50,83% do total), ante 57,6 milhões de votos recebidos pelo candidato à reeleição (49,17% do total) com 98,56% das urnas apuradas.
Outros líderes também parabenizam Lula
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, foi mais um líder internacional a se manifestar sobre a vitória de Lula. "Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanidade", publicou Obrador em sua conta oficial no Twitter.
Os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e da Colômbia, Gustavo Petro, parabenizaram o presidente eleito pelo resultado na corrida presidencial deste domingo (30).
"Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos", disse Fernández.
Já Petro celebrou a vitória de Lula com uma mensagem curta: “ Viva Lula”.
O presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce, também se pronunciou no Twitter. "Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social", publicou Arce.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, disse que a vitória de Lula havia sido atrasada e agora veio. "Atrasaram sua vitória com métodos atrozes, mas não puderam impedi-lo de vencer com o voto do povo. Retorna Lula, retorna o PT, retornará a justiça social", disse.
Gabriel Boric, presidente do Chile, postou apenas: "Lula. Alegria!"
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, disse: "Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje, no Brasil, a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!"
Pedro Castillo, presidente do Peru, afirmou: "O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada Lula, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Pátria Grande", publicou o presidente peruano no Twitter.
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, também saudou o novo presidente brasileiro. "Saudamos o presidente eleito do Brasil. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais", escreveu.