Site icon Seu Dinheiro

Pique no lugar: Lula mantém vantagem sobre Bolsonaro no primeiro turno; confira os números da nova pesquisa Datafolha

Lula vs Bolsonaro em uma corrida

Lula vs Bolsonaro em uma corrida.

A corrida presidencial de outubro está mais para uma corrida em esteira. Pelo menos é o que mostra a mais nova pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve uma vantagem de 18 pontos sobre o atual chefe do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo levantamento indica a manutenção do cenário aferido na rodada anterior, em junho. Nele, Lula tem 47% das intenções de voto — o mesmo patamar anterior — enquanto Bolsonaro oscilou positivamente um ponto, para 29%. 

A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha e feita nesta quarta (27) e quinta-feira (28), é de dois pontos percentuais.

Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também segue onde estava em 22 e 23 de junho: com 8%. 

O segundo pelotão de candidatos também continua abaixo de 2% das intenções de voto, encabeçado numericamente pela senadora Simone Tebet (MDB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.

Lula x Bolsonaro: outros recortes

Essa é a primeira pesquisa Datafolha feita desde a promulgação da PEC Kamikaze, em 14 de julho, que permitiu ao governo de Bolsonaro turbinar benefícios sociais de olho na eleição.

A proposta cria o estado de emergência, com previsão de gastar R$ 41 bilhões para aumentar o Auxílio Brasil e o vale-gás e pagar ajuda a caminhoneiros e taxistas até o fim do ano.

E essa manobra pode ter surtido efeito: Bolsonaro ganhou três pontos percentuais, ainda uma oscilação dentro da margem, no principal estrato socioeconômico do levantamento — aqueles que ganham até 2 salários mínimos, que equivalem a 53% dos ouvidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas ainda está bem distante de Lula, com 23% ante 54% do petista.

Vale lembrar que ainda não foi divulgado o desempenho dos candidatos nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Pesquisa de voto espontâneo

Na pesquisa de intenção espontânea de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados, também foi registrada estabilidade em relação a junho.

Lula lidera com 38% (tinha 37%), Bolsonaro marca 26% (27% antes), Ciro tem os mesmos 3% e Tebet surge com 1%. Os indecisos também se mantiveram no mesmo nível, com 26% (eram 27%).

Veja também: Lula x Bolsonaro, inflação, juro e recessão nos EUA — os riscos para a economia no segundo semestre

Exit mobile version