A ideia de que os mais jovens têm um pensamento político mais à esquerda e os idosos, mais conservadores, estão mais à direita do espectro é desafiada pelos dados da última pesquisa eleitoral do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (12).
De acordo com o recorte por idade da pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 52% dos votos válidos na faixa etária de 16 a 24 anos, a mais baixa da amostra, enquanto Lula e Bolsonaro ficam empatados em 50-50 na faixa mais alta, de eleitores acima de 60 anos.
Importante salientar que, entre os mais jovens, a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais, ou seja, é possível que os dois candidatos estejam na verdade empatados ou que Lula vença, por pouco, nessa faixa etária. No entanto, ao contrário do que se poderia imaginar, pelo senso comum, o petista não ganha de lavada nesse grupo.
O mesmo ocorre na faixa dos mais velhos: a margem de erro entre os 60+ é de 3,2 pontos percentuais, mas já é possível concluir que nesse grupo, Bolsonaro também não ganha com facilidade, neste momento.
O ex-presidente Lula ganha nas outras duas faixas etárias, considerando-se os votos válidos. Entre aqueles que tem de 25 a 44 anos, o petista tem 54% dos votos, contra 46% de Bolsonaro, já fora da margem de erro de 2,2 pontos percentuais neste grupo.
Já entre os que tem de 45 a 59 anos, Lula tem 53% dos votos válidos, contra 47% do atual presidente, também fora da margem de erro de 2,8 pontos percentuais.
Pesquisa projeta vitória de Lula no segundo turno
A pesquisa do PoderData projeta a vitória do ex-presidente Lula no segundo turno, com 52% dos votos válidos. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual. No total de intenções de voto, Lula tem 48%, contra 44% de Bolsonaro. Brancos e nulos somam 6%, enquanto os indecisos correspondem a 2%.
O petista vence entre as mulheres, com 56% dos votos válidos (1,9pp de margem de erro), enquanto Bolsonaro leva entre os homens, com 53% dos votos válidos (2,1pp de margem de erro).
Lula também vence entre os eleitores de menor e maior escolaridade - 53% dos votos válidos entre os que tem apenas o fundamental (2,2pp de margem de erro) e 54% dos votos válidos entre quem tem ensino superior (3,5pp de margem de erro) - e os mais pobres, que ganham até 2 salários mínimos, com 54% das intenções de voto (2,1pp de margem de erro).
Nas demais faixas de renda e escolaridade, o resultado está dentro da margem de erro, não sendo possível cravar um vencedor, mas Bolsonaro só aparece na frente entre os mais ricos, aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos, com 53% dos votos válidos.
Bolsonaro está bem à frente no Sul e no Centro-Oeste e tem muita força entre os evangélicos
O atual presidente ganha com folga nas regiões Sul e Centro-Oeste, com 59% e 58% dos votos válidos, respectivamente. Entre os evangélicos, Bolsonaro tem 60% dos votos válidos.
Já Lula ganha apenas no Nordeste, com 64% dos votos válidos, além de levar entre os católicos, com 56% dos votos válidos.
Nas regiões Sudeste e Norte, os resultados estão dentro da margem de erro, mas Bolsonaro aparece com 51% dos votos válidos na primeira, e Lula tem 55% dos votos válidos na segunda.