A corrida pelo Palácio do Planalto entra em sua última semana e os institutos de pesquisa seguem em campo para as últimas rodadas de suas pesquisas de intenção de voto.
Os levantamentos mais recentes mostram estreita vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao mesmo tempo em que Lula aparece estacionado, Bolsonaro encontra dificuldade para tirar a vantagem de mais de 6 milhões de votos estabelecida pelo petista no primeiro turno.
- Lula e Bolsonaro querem ‘mexer’ no salário líquido — e isso pode afetar milhões de brasileiros; veja se você faz parte do grupo de pessoas impactadas aqui.
Confira os últimos números das pesquisas:
- Datafolha, 19 de outubro: Lula tem 52% contra 48% de Bolsonaro.
- Genial/Quaest, 19 de outubro: Lula tem 52,8% contra 47,2% de Bolsonaro.
- Ipespe, 18 de outubro: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro. Confira a pesquisa.
- Ipec (ex-Ibope), 17 de outubro: Lula tem 54% contra 46% de Bolsonaro. Confira a pesquisa.
- MDA, 17 de outubro: Lula tem 53,5% contra 46,5% de Bolsonaro.
- Atlas Intel, 13 de outubro: Lula tem 52,4% contra 47,6% de Bolsonaro.
Efeito Roberto Jefferson?
No decorrer dos próximos dias será possível ter alguma clareza sobre se o episódio envolvendo o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) no domingo provocou algum impacto na corrida presidencial.
Apoiador declarado de Bolsonaro e inventor do Padre Kelmon, Jefferson recebeu a tiros um comboio da Polícia Federal enviado para prendê-lo por violar os termos de sua prisão domiciliar. Dois agentes da PF ficaram feridos no incidente.
Em meio a um impasse que se estendeu por horas, Bolsonaro tentou se distanciar publicamente do aliado. Ao mesmo tempo, incumbiu seu ministro da Justiça, Anderson Torres, de negociar a rendição, em uma aparente tentativa de controlar a operação.
- Lula e Bolsonaro querem ‘mexer’ no salário líquido — e isso pode afetar milhões de brasileiros; veja se você faz parte do grupo de pessoas impactadas aqui.
Jefferson entregou-se por volta das 19h de ontem.
Eventuais impactos sobre as pesquisas devem ser notados somente mais para o meio da semana.
Confira o calendário de pesquisas esperadas para os próximos dias.
- 24/10 (segunda-feira): Ipec
- 25/10 (terça-feira): Abrapel/Ipespe
- 26/10 (quarta-feira): Atlas; Quaest
- 27/10 (quinta-feira): Datafolha
- 29/10 (sábado): Ipec; Datafolha; Atlas; Quaest