Na véspera do segundo turno das Eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na corrida ao Palácio do Planalto, com 49% dos votos totais contra 45% de Jair Bolsonaro (PL), segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29). Brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 2%.
Em relação à pesquisa anterior, Lula ficou estável, enquanto Bolsonaro subiu um ponto percentual.
Considerando os votos válidos - aqueles que excluem da conta brancos e nulos - o petista tem 52% contra 48% de Bolsonaro.
O instituto ouviu 8.308 pessoas em 253 municípios entre sexta (28) e sábado (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada sob o código BR-08297/2022.
Pelo intervalo em que ocorreram as entrevistas, foi possível captar o sentimento do eleitor em relação às últimas polêmicas envolvendo os dois candidatos, além da repercussão do debate de ontem (28) na TV Globo.
Última semana de campanha
A semana final da campanha do segundo turno começou com a prisão de Roberto Jefferson (PTB), aliado de Bolsonaro, no domingo (23) após ele atirar contra policiais federais que cumpriam mandado de prisão.
Na segunda-feira (24), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, convocou uma entrevista coletiva para acusar rádios do Brasil inteiro de transmitir menos inserções da campanha de Bolsonaro.
Depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitar provas contundentes e das próprias rádios - algumas, inclusive, com donos apoiadores de Bolsonaro - rejeitarem a acusação, Faria recuou na sexta-feira (28) e disse que se arrependia da entrevista.
Do outro lado, os apoiadores de Lula acreditam que a entrevista foi uma estratégia para desviar o foco do episódio envolvendo Roberto Jefferson, que teria desestruturado a base bolsonarista.
No domingo (30), 156 milhões de brasileiros estão aptos a decidir nas urnas eletrônicas quem governará o País pelos próximos quatro anos.O horário de votação é das 8h às 17h.