O estado do Mato Grosso do Sul (MS) já definiu quem será o chefe do Executivo pelos próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito com 56,90% dos votos válidos, derrotando, de virada, Capitão Contar (PRTB), que recebeu 43,10% dos votos válidos.
As pesquisas de intenção de voto apontavam para um segundo turno apertado, com ligeira vantagem de Coronel Contar. Na primeira fase do pleito, o candidato do PRTB teve 26,97% dos votos, contra 24,7% do psdbista.
Eduardo Riedel, candidato eleito, tem 53 anos e já trabalhou no governo do estado como secretário estadual de governo e Infraestrutura. Riedel também já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae.
Briga por Bolsonaro
Como tanto Contar quanto Eduardo Riedel se colocaram como apoiadores da candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro, a briga no segundo turno foi pelo apoio oficial do presidente.
Riedel contou com a ex-ministra do governo, Tereza Cristina, e a ex-candidata à presidência, Simone Tebet, na sua lista de apoiadores, mas, apesar do Partido Liberal ter feito parte da coligação com o PSDB no estado, o apoio não veio — depois de muita pressão, Jair Bolsonaro declarou neutralidade para a disputa no Estado.
A decisão do presidente foi parar na Justiça, já que, em ato falho, Bolsonaro havia dito que o seu candidato no Mato Grosso do Sul era Contar.
No último debate à presidência antes do primeiro turno, Bolsonaro, provocado por Soraya Thronicke, admitiu o apoio. Uma semana depois, a coligação de Riedel entrou com recurso na Justiça Eleitoral para impedir a veiculação das imagens.
O candidato derrotado, Renan Contar, mais conhecido como Capitão Contar, é deputado federal eleito em 2018 e presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa. Ele tem 38 anos. Apoiador de Bolsonaro, um dos slogans de sua campanha foi “Capitão lá, Capitão cá”.
- SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.