A pouco mais de 10 dias do segundo turno das eleições, a corrida ao Palácio do Planalto não saiu do lugar: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.
Pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada nesta terça-feira (18) mostra o petista com 53% dos votos válidos — que excluem da conta os brancos, nulos e indecisos — contra 47% de Bolsonaro.
A novidade do levantamento é que Lula perdeu um ponto em relação à sondagem divulgada no dia 11 de outubro, enquanto o atual chefe do Executivo avançou um ponto.
A pesquisa Ipespe, contratada pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), ouviu 1.100 eleitores de todo o País, de 17 a 18 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
- Leia também: O PIB apoia Lula ou Bolsonaro? De que lado estão os maiores empresários do Brasil no segundo turno das eleições
Lula x Bolsonaro: espontâneos e estimulados
Na pesquisa espontânea, Lula pontua 46% contra 42% de Bolsonaro. Brancos e nulos somam 7% e não respondeu, 5%, de acordo com o Ipespe.
No levantamento da semana passada, o petista tinha 47% contra os mesmos 42% do atual presidente. Brancos e nulos somavam 6% e não respondeu, 5%.
Já na pesquisa estimulada, Lula tem 49% e o atual mandatário 43%. Brancos e nulos somam 6% e não respondeu, 2 %.
Na sondagem de 11 de outubro, o petista tinha 50% contra os mesmos 43% do atual presidente. Brancos e nulos somavam 4% e não respondeu, 5%.
Os outros recortes da pesquisa
A pesquisa Ipespe de hoje é a primeira a ser divulgada pelo instituto depois do debate na Band no domingo (16), quando Lula e Bolsonaro se enfrentaram pela primeira vez para o segundo turno.
Para quem assistiu o confronto, 42% avaliaram que Bolsonaro foi melhor, 41% disseram que foi Lula, 10% nenhum e 7% não responderam.
Indagados também sobre o interesse nas eleições, 78% disseram que têm muito ou algum interesse pela corrida presidencial e 20 % pouco ou nenhum interesse.
Pesquisa fake
A pesquisa de hoje do Ipespe estava prevista para ser divulgada inicialmente ao meio-dia. Depois foi adiada para 15 horas e foi finalmente publicada às 17 horas.
O adiamento gerou uma série de posts nas redes sociais com números fakes de intenção de voto em Lula e em Bolsonaro.
A presidente da Abrapel, Mara Telles, chegou a informar que a pesquisa ainda não tinha sido divulgada e os números que estavam circulando não eram do levantamento.