Site icon Seu Dinheiro

A alface venceu! Hortaliça dura mais que Liz Truss no governo britânico

Liz Truss e o maço de alface

Liz Truss e o maço de alface.

Conservar um maço de alface é tarefa inglória, mas chefiar um governo é ainda mais difícil. Pelo menos para Liz Truss. A líder conservadora britânica apresentou na manhã de hoje sua renúncia ao cargo exatos 45 dias depois de ter sido empossada primeira-ministra do Reino Unido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É pouquíssimo tempo para os padrões britânicos, mas muito mais que o suficiente para cair nas garras do impagável humor dos ingleses.

Diante da crise política e econômica no Reino Unido, o jornal britânico The Daily Star propôs um desafio sarcástico na semana passada. Quem duraria mais: Liz Truss ou um maço de alface?

Não é preciso fazer suspense. O maço de alface venceu. Mas a história por trás da história merece um capítulo à parte.

Em texto publicado em sua edição de 11 de outubro, a revista britânica The Economist notou que, entre o luto nacional pela morte da rainha Elizabeth II e a quase implosão do governo, Liz Truss havia atuado efetivamente como primeira-ministra durante apenas sete dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quase o tempo de validade de um maço de alface na gôndola do mercado”, ironizou o semanário, conservador como o partido no governo.

Aqui é preciso abrir um parêntese. No clima tropical brasileiro, um maço de alface fora da geladeira dura um dia, dois com sorte. Na geladeira, aguenta por três dias, quatro no máximo, se mantido em uma vasilha de plástico fechada. No clima temperado da Grã-Bretanha, a alface dura um pouco mais. Aproximadamente uma semana em geladeira. Fecha parêntese.

Liz Truss e o maço de alface

Inclinado à esquerda, o tabloide The Daily Star aproveitou a bola pingando na área e encheu o pé.

Um funcionário do periódico foi até a quitanda mais próxima e comprou um maço de alface. A hortaliça ainda não sabia, mas estava prestes a estrelar uma live de sucesso no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O maço de alface ganhou olhos, boca e peruca e foi colocado em um cenário que contava com uma mesinha, um relógio e um porta-retratos com a fotografia de Liz Truss.

“Irá Liz Truss durar mais do que um maço de alface?”, perguntou o jornal no título da live, colocada no ar em 14 de outubro.

Seis dias depois, Liz Truss apresentaria sua renúncia.

No fim da manhã de hoje, milhares de pessoas continuavam com o vídeo aberto, aproveitando a trilha sonora e as luzes estroboscópicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O maço de alface ganhou a companhia de um pedaço de cenoura, uma maçã verde, uma banana e outras frutas, que aproveitavam a festa regada a vinho, gim e espumante.

Exit mobile version