Provavelmente, você se sente indignado com a quantidade de impostos que precisa pagar diariamente. Afinal, o Brasil está na lista dos 30 países no mundo que mais pagam tributos no mundo e ainda assim estamos entre os que menos recebem os retornos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e do índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes).
Como se não bastasse, nem sempre a carga tributária se reflete em boas melhorias para a sociedade. Isso sem contar a corrupção…
Assim, quando ficamos responsáveis por recolher o IR sobre algum rendimento, bate aquela vontade de simplesmente não declarar, com receio de ter que pagar a Receita em vez de receber restituição. Mas acredite: não vale a pena, quem faz isso pode se dar muito mal.
Sem contar que é possível receber uma restituição gorda (digamos, “um 14º salário”) fazendo uma boa declaração do IR. Falo disso mais abaixo, mas antes, saiba que no vídeo a seguir, nossa repórter especialista em IR, Julia Wiltgen, explica no vídeo a seguir quais são as consequências que você pode enfrentar caso decida sonegar e mostra o que fazer caso você erre (“sonegue sem querer”, sem má-fé). Assista:
Não erre: veja os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda e como ter a chance de receber um ‘14º salário’ de restituição
Se você já se convenceu de que sonegar o imposto é uma roubada, é hora de começar a sua declaração. Afinal, se você seguir boas estratégias de planejamento tributário em que é possível se programar para fugir de cobranças ou diminuir os valores devidos, é possível que você receba uma restituição gorda, um verdadeiro “presente” do Leão.
Caso não saiba por onde começar, fique tranquilo, o Seu Dinheiro fez um passo a passo para você.
Vamos começar com o básico: o prazo. Na nossa página do Instagram (siga a gente clicando aqui), você descobre a data limite para enviar seu IR e tudo que você precisa para declarar, seja pessoa física ou MEI de um jeito profissional, sem errar ou correr o risco de ser prejudicado por um contador.
Para te ajudar nessa, deixamos lá no nosso link da bio e na caixinha de stories o link para você baixar um guia GRATUITO e COMPLETO com todas as atualizações do Imposto de Renda 2022.
Ao baixar o guia, você receberá no seu convite a proposta de acessar de graça um curso completo sobre o Imposto de Renda, que pode não só te ajudar a declarar o seu como também o de outras pessoas, lucrando com isso.
Clique abaixo e acesse tudo isso pelo nosso Instagram (aproveite para nos seguir por lá. Afinal, entregamos aos leitores análises de mercado, oportunidades de compra na bolsa e muito mais):
Agora que você já sabe seu prazo limite, comece o quanto antes para não deixar para última hora. No vídeo a seguir, a Julia Wiltgen explica com todos os documentos que vai precisar, assista:
Por fim, vale lembrar novamente: acesse nosso guia gratuito com tudo o que você precisa para a sua declaração. Com o material, você confere:
- As regras do Imposto de Renda 2022;
- Quais são os gastos dedutíveis e como informá-los;
- Quem pode ser seu dependente e como declará-los;
- Como declarar imóveis e veículos;
- Como declarar empréstimos e financiamentos;
- E demais declarações.
E ainda bônus: ao clicar no botão abaixo, você recebe DE GRAÇA um guia sobre como declarar os seus investimentos. Assim, você faz seu IR correndo bem menos risco de cair na malha fina, tudo de forma prática e rápida, acesse: