Site icon Seu Dinheiro

BC detecta vazamento de 137,3 mil chaves PIX do Abastece Aí, ligado ao Posto Ipiranga. Veja quais dados foram revelados

Pix

O PIX facilitou a vida de muita gente, mas a questão da segurança sempre foi uma pulga atrás da orelha dos mais céticos com pagamentos instantâneos. Nesta sexta-feira (16), essa desconfiança se tornou realidade. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central comunicou um possível vazamento de dados pessoais vinculados a chaves PIX que estavam sob a guarda e a responsabilidade da Abastece Aí Clube Automobilista Payment LTDA (Abastece Aí) em razão de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento ligada ao grupo Ipiranga

De acordo com o BC, o total de chaves potencialmente expostas é de 137.285, considerando que um titular pode ter mais de uma chave.

"Cabe esclarecer que este é o quantitativo máximo, apurado de forma conservadora, uma vez que pode haver consultas às chaves de boa-fé que por diversos motivos não resultaram na efetivação da transação", informou o BC.

A senha vazou? 

Apesar do vazamento dos dados do PIX do Abastece Aí, o banco central indicou que não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", informou.

Relembre vazamentos recentes do PIX 

Esse foi o quarto vazamento de informações relativas ao PIX, sistema de transferência de recursos do Banco Central em tempo real.

Em janeiro de 2022, o BC informou que houve vazamento de dados de "natureza cadastral" relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Acesso Soluções de Pagamento.

Em fevereiro de 2022, o BC informou que houve vazamento de dados de "natureza cadastral" vinculados a 2.112 chaves PIX da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em setembro de 2021, a instituição informou o vazamento de chaves do PIX que estavam sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Exit mobile version