A rede colombiana Almacenes Éxito, que está em processo de cisão do GPA (PCAR3), pediu registro de companhia aberta categoria A e do programa de Brazilian Depositary Receipts Nível II (BDRs) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de listagem dos BDRs na B3. A informação foi publicada por meio de fato relevante.
Esse é mais um passo rumo à separação das duas companhias, anunciada em setembro. A segregação ocorrerá por meio de uma redução de capital com o objetivo de distribuir aproximadamente 83% das ações do Éxito aos seus acionistas, incluindo BDRs e ADRs.
No comunicado desta sexta, a empresa disse, ainda, que obteve as autorizações prévias necessárias de todos os seus credores financeiros para a transação.
"Com conclusão de mais uma etapa da transação, o GPA renova a sua confiança no potencial destravamento de valor para os acionistas do GPA e Éxito", afirma o documento.
A expectativa é que a transação seja concluída durante o primeiro semestre de 2023. Ao final, o grupo ficará com 13% do Éxito e o Grupo Casino (controlador do GPA), com 34%, aproximadamente.