Quem acompanha o noticiário de fusões e aquisições das companhias da B3 está acostumado a ver somas milionárias - ou até bilionárias - sendo movimentadas pelas transações. Mas a Light (LIGT3) só precisou de R$ 1,00 para comprar a fatia da Cemig (CMIG4) na Axxiom Soluções Tecnológicas.
A empresa em questão é uma joint venture criada a partir da parceria entre as duas empresas. O objetivo é fornecer soluções de tecnologia para as operações de suas acionistas.
Transação atende interesses da Cemig e da Light
Uma das principais funções da Axxiom era a sustentação do Sistema de Gestão de Redes de Distribuição (G-DIS) da Light. Por isso, a empresa carioca buscou o controle da joint venture por meio da aquisição da fatia de 49% da Cemig no negócio.
A companhia de energia mineira, por sua vez, avaliou que a transação estaria em linha com seu plano estratégico, que prevê o desinvestimentos de ativos que não estejam ligados às atividades core do grupo. E assim o negócio foi acertado pelo valor simbólico de R$ 1,00 mais a liquidação de ativos e passivos da Axxiom.
Mas vale destacar que a conclusão da aquisição ainda está sujeita ao cumprimento de condições precendentes. A principa é a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.