A operadora de telefonia Claro voltou ao ar após enfrentar instabilidade por mais de sete horas. Clientes do estado de São Paulo relataram ausência de sinal, tanto para telefonemas quanto de internet.
De acordo com o site DownDetector, as reclamações começaram por volta das 5h desta sexta-feira (16). O número de notificações caiu ao longo da manhã enquanto a operadora ia pouco a pouco restabelecendo a conexão dos clientes.
Ainda segundo o portal, que detecta instabilidade nos servidores, as regiões mais afetadas estão no estado de São Paulo.
- QUEM GANHA: LULA OU BOLSONARO? Independente do resultado, essas 3 operações são as mais promissoras para buscar ganhos acima da média com as eleições. Saiba como aqui
Alguns clientes relataram ausência de sinal de internet em Santos, São José dos Campos, Bragança Paulista, Itu, Sorocaba, Osasco e outras localidades.
Os problemas mais notificados nas últimas 24h estão relacionados à telefonia móvel (53%), ausência de sinal (44%) e problemas com a internet fixa (3%).
Pela manhã, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Claro. A empresa enviou a seguinte nota:
"A Claro informa que clientes de algumas regiões de São Paulo podem ter enfrentado dificuldade para acessar serviços móveis na manhã desta sexta-feira (16/9). A operadora reforça que suas equipes técnicas trabalharam prontamente e os serviços foram restabelecidos."
Nas redes sociais, a empresa se desculpou com os usuários pelo transtorno. O número de reclamações no twitter chegou até mesmo a envolver o comediante e apresentador Danilo Gentili:
Claro e o 5G
Em agosto deste ano, o Brasil começou a estabelecer conexão com a quinta geração da internet, o chamado 5G.
São Paulo foi a quinta capital brasileira a receber a tecnologia — Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre foram as pioneiras. E as companhias do setor de telecomunicações têm muito a ganhar com a entrada do coração financeiro do país na lista.
Isso porque, enquanto o 4G melhorou a vida dos usuários comuns, o 5G terá um impacto ainda maior para as empresas.É o que diz Flavio Conde, analista de ações da Levante Investimentos na nossa reportagem especial sobre como o 5G afeta as empresas.